conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 22 de novembro, entre as 10h00 e as 13h00, no Anfiteatro do Departamento de Física
Departamento de Física debate poluição marinha
“Poluição Marinha: Origem e Consequências” é o tema da jornada com que o Núcleo de Estudantes de Ciências do Mar e o Departamento de Física (DFis) da Universidade de Aveiro (UA) pretendem comemorar o Dia Nacional do Mar. O encontro pretende promover a discussão entre entidades e investigadores de renome na área do Mar e decorre a 22 de novembro, entre as 10h00 e as 13h00, no Anfiteatro do DFis.

O Dia Nacional do Mar celebra-se a 16 de novembro desde 1994, tendo como objetivo marcar a entrada em vigor da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que foi ratificada por Portugal em 1997. Esta convenção estabelece, entre outros, os limites marítimos inerentes à Zona Económica Exclusiva e à Plataforma Continental, que são da maior importância para um país como Portugal, onde o mar assume uma importância estratégica e constitui um setor vital para a economia portuguesa e para o seu produto interno bruto (PIB).

Programa

10h00 – Sessão de Abertura – Prof. João Miguel Dias (Diretor do Departamento de Física)

10h15 – Lixo Marinho Flutuante: Quantidades, Fontes e Consequências para a Fauna Marinha – Dra. Sara Sá (Sociedade Portuguesa da Vida Selvagem)

10h45 – Resposta Nacional no Combate à Poluição do Mar – Comandante João Duarte (Autoridade Marítima Nacional)

11h15 – Coffee Break

11h30 – Contributo Portuário no Combate à Poluição Marinha – Engª. Maria Manuel Cruz (Responsável do Ambiente da Administração do Porto de Aveiro, SA)

12h00 – Papel da Agência Europeia de Segurança Marítima no Combate à Poluição a Nível Europeu – Dra. Teresa Cunha (Agência Europeia de Segurança Marítima)

12h30 – Mesa Redonda - Moderador: Prof. João Miguel Dias (Diretor do Departamento de Física)

13h00 – Sessão de Encerramento

Pré-Inscrições até 21 de novembro aqui

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias