conteúdos
links
tags
Conferências
Projeto da Universidade de Aveiro promove ações sobre florestas e sustentabilidade
Projeto FOREST-IN promove evento sobre gestão florestal sustentável e BioFORUM 2017
O projeto FOREST-IN, coordenado pelo Departamento de Biologia (DBio) da Universidade de Aveiro (UA), organiza o evento internacional "Da teoria à prática, mãos à obra para uma gestão florestal sustentável", de 24 a 27 de outubro, e dirigido maioritariamente a pequenos proprietários e produtores florestais. O programa inclui um conjunto de visitas técnicas a diversos locais da região centro para demonstração de boas práticas de gestão florestal. No último dia do programa, decorre o BioFORUM 2017, no Centro Cultural da Branca, Albergaria-a-Velha, aberto ao público em geral.

O projeto tem duração de três anos. Inclui componente prática e de transferência de conhecimento, workshops e visitas técnicas internacionais, tutoriais e recursos informáticos interativos de apoio à decisão na gestão da floresta, numa estratégia concertada de envolvimento da comunidade deste setor, tendo em conta o que são as aspirações e exigências da sociedade para os espaços florestais. As técnicas pedagógicas adotadas são inovadoras e adaptadas ao público-alvo em questão, sendo assentes num modelo de aprendizagem horizontal e participativo.

É neste contexto, e na senda dos trágicos acontecimentos deste ano, que o FOREST-IN organiza o evento de 24 a 27 de outubro que inclui um conjunto de visitas técnicas a diversos locais da região centro. Estas pretendem demonstrar, no local e em interação com técnicos e dirigentes, boas práticas de gestão florestal pautadas por elevados níveis de exigência e rigor sob o ponto de vista da sua sustentabilidade económica, ambiental e social.

Os participantes terão oportunidade de conhecer o primeiro medronhal com certificação da gestão florestal sob os referenciais FSC® e PEFCTM a nível mundial, os usos múltiplos da floresta na região de Sicó, a gestão integrada de floresta de pinho na Mata Nacional do Escaroupim e ainda contactar com efetivas estratégias de conciliação da conservação da biodiversidade com a produção de eucalipto em propriedades da ALTRI Florestal, na Chamusca e em matas de particulares em Oliveira de Frades e Albergaria-a-Velha.

O evento culmina com o BioFORUM 2017, a 27 de outubro, no Centro Cultural da Branca, Albergaria-a-Velha, onde se abordarão formas alternativas de gerir os espaços e recursos florestais.  Este fórum, num contexto de abertura do FOREST-IN à sociedade, conta com a co-organização da Associação BioLiving, da Associação Auranca e do Município de Albergaria-a-Velha.  O evento é aberto ao público e gratuito mas com inscrições obrigatórias através de formulário.

Como resultados, espera-se o desenvolvimento e replicação de novas estratégias educativas e de capacitação com efeitos multiplicadores, baseando-se na ação local, por forma a garantir que os benefícios sociais, ambientais e económicos da floresta cheguem a todos. Estabelecendo-se como uma aliança estratégica internacional para a educação florestal, o projeto FOREST-IN é cofinanciado pelo programa Erasmus +, o principal mecanismo financeiro da Comissão Europeia para a educação.

O projeto FORES-IN conta com os seguintes parceiros: Unimadeiras (Portugal), Fundação Cesefor (Espanha), PEFCTM Espanha, FSC® Internacional (Alemanha), Associação Florestal da Galiza (Espanha) e Floresta Modelo de Provence (França).

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias