conteúdos
links
tags
Campus
Gala do Desporto
Sucesso desportivo dos atletas da academia premiado pela AAUAv
Gala do Desporto 2017
A performance desportiva dos estudantes da UA foi distinguida este domingo pela Associação Académica da UA, em mais uma edição da Gala do Desporto. A celebração de todas as conquistas da época 2016/2017 reuniu estudantes-atletas, treinadores, técnicos desportivos, dirigentes, parceiros, patrocinadores e instituições numa verdadeira festa do desporto universitário.

Esta cerimónia teve como objetivo valorizar todos os estudantes da UA que ao longo da época desportiva 2016/17 atingiram resultados de excelência no desporto universitário nacional.

Como referiu Xavier Vieira, presidente da Associação Académica da UA (AAUAv), na ocasião, a época desportiva passada vai ficar na história por se terem atingido os melhores resultados de sempre. A AAUAv esteve presente na grande maioria dos Campeonatos Nacionais Universitários das diferentes modalidades promovidas pela Federação Académica do Desporto Universitário, com a participação de 369 atletas, dos quais 141 medalhados, em 13 equipas e 17 treinadores. Conquistou 73 medalhas, 22 de ouro, 26 de prata e 25 de bronze a nível nacional e ficou no segundo lugar, com a melhor classificação de sempre (4487,25 pontos), no Troféu Universitário de Clubes.

Nas competições europeias, a AAUAv esteve representada em quatro Campeonatos Europeus Universitários: andebol, com equipa feminina que ficou em segundo Lugar, em Antequera na Espanha; basquetebol, com as equipas masculina e feminina, que ficaram em décimo quarto lugar e sétimo lugar, respetivamente, em MiskoLc na Hungria; basqueteboL 3x3, com a equipa feminina que ficou em décimo Lugar, em SpLit na Croácia; e xadrez, com uma dupla masculina que ficou em décimo oitavo Lugar, em FuengiroLa na Espanha.

Três atletas aveirenses integraram, ainda, a Seleção Nacional de Basquetebol Feminino, que esteve presente nas Universíadas em Taipé, tendo ficado no nono Lugar.

Fora do contexto da competição da FADU, destaca-se a subida da equipa Beira-Mar/AAUAv/Mc'DonaLds à ProLiga, a realização da Taça UA, que envolveu a participação de 137 equipas, 2284 participantes, em 1015 jogos, e a participação de 450 estudantes e funcionários nas 15 modalidades oferecidas ao nível da Atividades Culturais e Desportivas.

Para este ano, Xavier Vieira afirmou a vontade de “continuar a evoluir” e de manter os êxitos alcançados, tendo destacado a enorme responsabilidade que a AAUAv vai assumir com a receção do maior evento multidesportivo universitário nacional, uma referência no desporto universitário, e que envolverá a participação de 2 mil atletas em sete modalidades.

O dirigente avançou, ainda, que a AAUAV, em conjunto com a Federação Académica do Desporto Universitário, irá defender a candidatura ao Mundial Universitário de Corta-Mato para o ano de 2020.

 

Premiados na Gala do Desporto 2017

 

Menção Honrosa - Andebol Feminino

Esta equipa foi vice-campeã europeia universitária, o melhor resultado alcançado pela UA/AAUAv em competições internacionais

 

Prémio Carreira - Mariana Lopes

Prémio atribuído à atleta por conseguir conciliar a carreira desportiva e académica com excelência. Jogadora profissional na Suécia (Boden) e referência na seleção nacional.

 

Melhor Equipa Feminina - Andebol

Prémio atribuído à equipa de andebol por alcançar o pódio a nível europeu e ter sido campeã nacional da modalidade.

 

Melhor Equipa Masculina – Xadrez

Prémio atribuído à equipa por ter sido campeã por equipas e por ter conseguido o apuramento pela primeira vez para um Europeu.

 

Melhor Equipa Mista – Corfebol

Prémio atribuído à equipa de Corfebol por pela primeira vez alcançar o título nacional. Modalidade criada na UA apenas há 4 anos.

 

Melhor Atleta Feminina - Joana Canastra

Prémio atribuído à jogadora por ser uma atleta de referência tanto na equipa da AAUAv como na seleção. Foi campeã nacional, participou no europeu universitário e marcou presença nas Universíadas.

 

Melhor Atleta Masculino - João Valente

Prémio atribuído ao jogador pela sua prestação na equipa de Xadrez.

 

Atleta Revelação Feminina - Patrícia Oliveira

Prémio atribuído à jogadora pela prestação no futvolei(campeã), futebol de praia (campeã) e futebol de 7 (vice-campeã).

 

Atleta Revelação Masculino - Jorge Monteiro

Prémio atribuído ao jogador pela prestação no squash (campeão) e por ter marcado presença no Europeu de sub-19.

 

Melhor Treinador - Filipa Fontes

Prémio atribuído à treinadora por ter guiado a equipa ao vice-campeonato europeu universitário e ao campeonato nacional.

 

Melhor Colaborador - Enoque Guedes

Prémio atribuído por todo o acompanhamento e ajuda prestada às equipas da AAUAv.

 

Melhor Monitor - António Costa

Prémio atribuído pela colaboração com a AAUAv, pela relação estabelecida com os utentes das ACD's e pelo desenvolvimento da modalidade.

 

Taça UA - Eng. Mecânica

Soma de pontos de todas as modalidades conforme o regulamento da Taça UA.

imprimir
tags
outras notícias