conteúdos
links
tags
Campus
Visita a Aveiro decorre no dia 12 de outubro
Carlos Moedas traz Roteiro da Ciência à UA
Carlos Moedas
O comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, vai estar na Universidade de Aveiro (UA) para a 5ª edição do Roteiro da Ciência. Na visita à UA, que decorre a 12 de outubro, entre as 14h30 e as 17h00, Carlos Moedas vai visitar o CICECO - Instituto de Materiais de Aveiro, a Incubadora de Empresas da UA, a Fábrica Centro Ciência Viva e o Parque de Ciência e Inovação. Antes da chegada à UA o responsável estará na cerimónia de abertura da TECHDAYS Aveiro onde participará também na sessão comemorativa dos 25 anos do Instituto de Telecomunicações.

O Roteiro da Ciência, que assinala em Aveiro a 5ª edição, consiste na visita de Carlos Moedas às cidades portuguesas mais inovadoras e ativas na produção científica de excelência. A iniciativa permite explicar a ação da Comissão Europeia na promoção da investigação, Ciência e inovação, nomeadamente os instrumentos europeus em vigor (Horizonte 2020, Fundos Estruturais e Plano de Investimento Juncker), conhecer casos de sucesso de instituições públicas e privadas, assim como de investigadores e empresas, promovendo o contacto entre instituições regionais, nacionais e europeias.

Depois da participação na cerimónia inaugural do TECHDAYS Aveiro, certame onde Carlos Moedas também marcará presença na sessão comemorativa dos 25 anos do Instituto de Telecomunicações, o responsável será recebido na UA pelo Reitor Manuel António Assunção. À receção segue-se a visita ao CICECO - Instituto de Materiais de Aveiro pela mão do coordenador João Rocha.Também a Incubadora de Empresas da UA faz parte do roteiro de Carlos Moedas. Para além da visita ao espaço, guiada pela diretora Adriana Costa, o comissário europeu irá contactar com alguns dos empreendedores aí instalados.

Posteriormente, Pedro Pombo, diretor da Fábrica Centro de Ciência Viva, acompanhará Carlos Moedas numa visita guiada ao espaço por excelência da UA de divulgação de ciência e de promoção da cultura científica e tecnológica. 

A terminar a tarde, segue-se a visita de Carlos Moedas ao PCI, um projeto realizado em parceria entre a UA e várias entidades regionais. Vocacionado para apoiar o desenvolvimento regional com base na inovação e no conhecimento científico, o PCI tem como grande objetivo a articulação com as principais áreas de competência de investigação da UA – TICE, Materiais, Mar, Energia e Agro-Industrial - com as políticas territoriais e  tecido empresarial. Nesse local está prevista a apresentação do projeto Design Factory pela coordenadora Teresa Franqueira. 

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias