conteúdos
links
tags
Cultura
Exposições, espetáculos e conferências
Instituto Confúcio da UA associa-se às comemorações de várias efemérides
Instituto Confúcio da UA associa-se às comemorações de várias efemérides
No âmbito da celebração do Dia da Lua, do Dia dos Institutos Confúcio e do Dia Nacional da China, o Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro (IC-UA) promove nos próximos dias dois espetáculos, duas exposições, uma conferência e atividades diversas nas escolas do ensino básico e secundário com ensino de mandarim. Esta sexta-feira, 29 de setembro, às 18h00, Isabel Cervera, Diretora do Instituto Confúcio de Madrid, inaugura a exposição “Cartografia dos caminhos: Dunhuang e o Românico na Península Ibérica”, na Antiga Capitania de Aveiro, com uma conferência sobre “Transferencias culturales en el mundo medieval”.

Organizada pelo Instituto Confúcio de Madrid, pelo Instituto Cervantes de Pequim, pelo Hanban (instituto Confúcio sede) e pela Duhuang Academy, em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro e o IC-UA, esta exposição permite-nos revisitar, num significativo diálogo civilizacional e religioso, imagens e pinturas do românico peninsular e das grutas de Mogao, o maior conjunto de arte budista do mundo, situado nos arredores da cidade de Dunhuang, na província de Gansu, no noroeste da República Popular da China. Esta exposição fica patente na Galeria da Antiga Capitania de Aveiro até 13 de outubro, podendo ser visitada de segunda a sexta, entre as 10h00-12h30 e as 13h30-18h00.

Ainda no âmbito do programa de celebrações, a Casa da Criatividade, em S. João da Madeira, recebe, hoje, 28 de setembro, a partir das 14h30, o espetáculo “Sonho de navegar, Paixão pela Rota da Seda”, da responsabilidade de um grupo de arte constituído por estudantes da Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim. Através de momentos de música e dança folclórica, coro, arte marcial, dança, e diálogo cómico, os artistas de Pequim vão demonstrar o charme da cultura chinesa e a rica herança de cinco mil anos. O espetáculo volta a subir ao palco amanhã, 29 de setembro, no Multimeios de Espinho, a partir das 14h30.

Até 6 de outubro, está patente no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro a exposição “O encontro das línguas. Tradutores e traduções de escritores portugueses para chinês”.

No dia 18 de setembro, foi apresentado, na Alameda da Universidade de Aveiro, um espetáculo de artes marciais e de Dança do Dragão.

imprimir
tags
veja também
 
evento relacionado
 
outras notícias