conteúdos
links
tags
Conferências
TECHDAYS
Instituto de Telecomunicações assinala 25 anos no maior fórum nacional de tecnologia e com personalidades de vulto na área
Martin Cooper
O Instituto de Telecomunicações (IT) comemora, este ano, o seu 25º aniversário. A sessão comemorativa terá lugar durante o maior fórum nacional de tecnologia – o TECHDAYS - no dia 12 de outubro, entre as 14h30 e as 17h30, no Parque de Exposições de Aveiro. A conferência “IT 25 anos” trará a Aveiro personalidades de vulto na área da ciência e tecnologia, como é o caso do “pai” do telemóvel, Martin Cooper, da reputada empreendedora na história das telecomunicações, da “primeira dama do wireless” Arlene Harris, e do consultor na área das comunicações wireless do futuro, Upkar Dhaliwal.

Integrando um painel de oradores inédito e com reconhecida notoriedade internacional, Martin Cooper, apontado como um dos 100 maiores inventores de sempre pela Time Magazine, revelará como este dispositivo mudou o mundo e refletirá, ainda, sobre o futuro das telecomunicações.

Martin Cooper não só liderou a equipa que criou o telemóvel como foi, ainda, a primeira pessoa do mundo a realizar uma chamada telefónica sem fios. Após 29 anos de carreira na Motorola – onde foi manager de sistemas de comunicação e diretor corporativo de R&D –, Cooper fundou várias empresas, incluindo a Cellular Business Systems, empresa líder na indústria das telecomunicações dos EUA nos anos 80, e a ArrayComm, líder mundial em tecnologia de antenas inteligentes. Hoje, aos 89 anos, o inventor, empresário e empreendedor, é presidente e cofundador da incubadora empresarial Dyna LLC e membro da Academia Nacional de Engenharia dos EUA. Apontado, em 2007, como um dos 100 maiores inventores do mundo pela Time Magazine, Cooper foi, ainda, laureado com o Prémio Marconi e o Prémio das Astúrias.

A acompanhar Martin Cooper no maior fórum nacional de tecnologia estará a sua mulher Arlene Harris, a “primeira dama do wireless”, responsável por grandes avanços na indústria das telecomunicações e a primeira mulher a ser distinguida no RCR Wireless Hall of Fame. 

A “primeira dama do wireless” teve o primeiro contacto com a indústria aos cinco anos, ajudando operadoras a conectar chamadas numa central telefónica na Industrial Communications Systems (ICS), a empresa da sua família. O seu percurso profissional começou, oficialmente, aos 12 anos, idade em que passou de ajudante a operadora. A carreira de Arlene destaca-se pela criação do Jitterbug – um telemóvel com uma interface de fácil utilização, especialmente dedicado a idosos e desenvolvido em parceria com a Samsung – que arrecadou prémios como “10 Ideias Brilhantes” do New York Times ou “Top 100 Produtos” da Reader’s Digest. A empresária foi, ainda, pioneira em inovações como os primeiros serviços pré-pagos de telemóvel, a instalação de telefones públicos em localizações remotas ou o desenvolvimento de pagers orientados para o transplante de órgãos.

Refira-se, ainda, que Arlene Harris foi a primeira mulher a ser distinguida na Wireless Hall of Fame e foi destacada, pela Fierce Wireless, como uma das melhores inovadoras wireless de todos os tempos. 

O Instituto de Telecomunicações (IT) associa-se, assim, a um evento que reúne e representa, numa escala regional, nacional e internacional, o que melhor se faz em Portugal nas áreas da tecnologia e I&D.

Com o objetivo de “debater e experimentar o futuro”, o TECHDAYS oferece, ainda, workshops – como “Iniciação ao Wordpress”, “Desafios da Indústria 4.0” ou “Transformação Digital”. A iniciativa integra, ainda, encontros de negócios, promovidos pelo INFórum – Simpósio de Informática e pela Associação Industrial do Distrito de Aveiro.

Fundado em 1992, o IT assume-se como uma entidade que se dedica à investigação no setor das tecnologias da informação, contando com polos em Aveiro, Porto, Coimbra, Covilhã e Leiria.

imprimir
tags
veja também
 
evento relacionado
 
outras notícias