conteúdos
links
tags
Campus
Programa de acolhimento dias 18, 19 e 20 de setembro
UA dá as boas-vindas aos mais de 2000 novos estudantes
UA dá as boas-vindas aos mais de 2000 novos estudantes
“Muito obrigado por terem escolhido a Universidade de Aveiro (UA)”. Os agradecimentos do Reitor Manuel António Assunção aos mais de 2000 novos estudantes marcaram o início do programa de acolhimento que, até ao dia 20 de setembro, pretende dar um enorme abraço de boas-vindas aos mais recentes membros da família UA. Num Pavilhão Desportivo Aristides Hall repleto de caras novas, também o abraço inicial de Xavier Vieira, presidente da Associação Académica da UA (AAUAv), lembrou que será aqui, na UA, que todos vão viver momentos que marcarão para sempre a vida de cada um.

“Fizeram uma escolha fácil e inteligente porque temos muita qualidade nos cursos que ministramos e porque estamos no pelotão da frente das universidades portuguesas em matéria de empregabilidade dos nossos diplomados”, apontou Manuel António Assunção na abertura do programa de acolhimento.

Aos novos estudantes o Reitor descreveu uma UA com uma arquitetura que faz dela um campus que é um autêntico museu ao ar livre da arquitetura portuguesa contemporânea, numa estreia ligação à ria e ao mar e com um ambiente internacional que preza a proximidade, a hospitalidade, a informalidade e a preocupação com o outro.

A esse propósito, Manuel António Assunção sublinhou o papel da Procuradoria do Estudante que “está sempre disponível para ouvir cada estudante” e do Serviço de Ação Social da UA. Deste último, Manuel Assunção garantiu estar atento a todas as necessidades dos estudantes através da gestão de um programa de apoio próprio. “Somos a universidade que maior apoio per capita dá com verbas própria aos estudantes, incluindo bolsas de mérito social e uma grande capacidade de alojamento próprio”, sublinhou o responsável. Sem esquecer os apoios da AAUAv, Manuel Assunção lembrou ainda o papel do Gabinete Pedagógico que cultiva uma atenção particular aos estudantes com necessidades educativas especiais.

O Reitor sublinhou ainda a importância das competências que se adquirem fora do contexto curricular. Para além das aulas e da possibilidade da frequência gratuita de disciplinas isoladas, apontou, a UA tem à disposição da comunidade académica a prática desportiva, múltiplas atividades culturais e muito tempo para a sociabilização e diversão.

AAUAv lembra ano histórico que se avizinha

Pela AAUAv, o presidente Xavier Vieira deixou aos novos colegas um desafio: “Ter oportunidade de entrar numa instituição como esta é algo que têm de viver intensamente”. Para isso, apontou, “têm uma UA e uma AAUAv prontas a dar-vos as melhores condições possíveis para que saiam daqui com uma experiência que nunca mais vão esquecer”.

No discurso de boas-vindas, o representante dos estudantes lembrou o ano letivo histórico que agora se inicia com a realização na UA dos Campeonatos Nacionais Universitários e com a Festa da Integração a ocorrer pela primeira vez no coração do Campus Universitário.

“Aqui vão ter uma oportunidade única de viver os próximos anos na academia aveirense. Garanto-vos que no futuro, como cidadãos e como profissionais, vai ser algo que vai estar omnipresente em todas as vossas ações”, apontou Xavier Vieira. Por isso, lembrou, “a partir de hoje são os principais embaixadores da UA, são o futuro que vai afirmar que somos a melhor academia do país e que Aveiro é dos estudantes”.

 As fotos do dia estão disponíveis aqui

imprimir
tags
outras notícias