conteúdos
links
tags
Conferências
De 9 a 13 de outubro no Departamento de Engenharia Mecânica
Estudantes do DEM promovem mais uma edição do Code17
Inserido no desafio Europe CodeWeek e dinamizado pelo Young Advisors Group da Comissão Europeia, irá decorrer entre os dias 9 a 13 de outubro o segundo evento CodeWeek na UA, intitulado GRIDS Code17. Organizado por alunos do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) e membros do grupo de investigação GRIDS, o evento quer promover a formação de competências em programação computacional nos futuros engenheiros da UA, quer sejam do primeiro ciclo ou de mestrados integrados.

O encontro irá promover uma série de workshops com o objetivo de desenvolver as competências de programação por parte dos participantes, bem como a sua aplicação em áreas diversas de engenharia. 

Os estudantes que terão o privilégio de participar neste evento irão ser desafiados para, através de 4 workshops, resolverem de forma criativa diferentes problemas de engenharia com o impacto no seu dia a dia, ao mesmo tempo que desenvolvem as ferramentas e a capacidade de pensarem em termos de programação computacional. Essa é inclusive uma das “soft skills” com mais valor e impacto futuro, inclusive em termos de criação de novos produtos tecnológicos e empresas com elevado valor acrescentado.

No dia a dia na UA e no mundo do trabalho utilizar um computador é uma prática comum. Contudo, utilizá-lo eficientemente é uma questão bastante diferente, tal como criar produtos de base tecnológica para resolver os problemas das pessoas. O domínio e uso da programação vem tornar tudo isso possível, sendo ainda uma ferramenta poderosa não só na análise de dados experimentais e na resolução de cálculos extensivos, como também na automatização de tarefas, por exemplo.

Na sequência do sucesso do evento CodeWeek 2016 (o único realizado na UA no âmbito da Europe CodeWeek), surge então a nova edição, GRIDS Code17, organizado pelo GRIDS, grupo de investigação inserido no Centro de Tecnologia Mecânica e Automação do DEM.

Este evento, gratuito, representará uma vez mais um trabalho conjunto entre estudantes e professores em que irão ser promovidos workshops nas diversas áreas da engenharia. Os workshops do Code17 têm como temas principais desafios tais como o lançamento e previsão de trajetos de projéteis; o domínio de ferramentas e programas para otimização em engenharia; a realidade virtual através da modelação 3D e simulação numérica; e a internet das coisas (IoT).

Se quiser garantir o seu lugar nos workshops e receber mais informações, faça já a sua pré-inscrição através do formulário disponível aqui.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias