conteúdos
links
tags
Distinções
Projeto coordenado pelo Departamento de Engenharia Mecânica
INTERREG EUROPE liderado pela UA destacado no European Mobility Week
Os membros do consorcio
O projeto INTERREG EUROPA CISMOB coordenado pelo Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Universidade de Aveiro (UA) foi destacado como “inspiring mobility action” no European Mobility Week - best practice guide. Melhorar a aplicação das políticas regionais, nacionais e estratégias de mobilidade através do uso de novas tecnologias da comunicação e alcançar um entendimento completo sobre os diferentes impactes relacionados com o setor dos transportes são os objetivos prioritários do projeto CISMOB.

Na definição das políticas associadas ao transporte, o CISMOB pretende promover abordagens holísticas, capazes de responder às perguntas: o que (minimizar)? Por quê? Quando? Onde? E como? Os instrumentos políticos (dos quais são exemplo os Programas operacionais e os planos de mobilidade sustentável) devem também fornecer um quadro de indicadores para avaliar e informar os custos e benefícios ambientais, sociais e económicos para avaliar diferentes soluções de mobilidade.

O consórcio CISMOB liderado pela UA integra um conjunto de cidades e regiões de características heterogéneas (os países do consórcio são Suécia, Portugal, Espanha, Roménia) que são representados por instituições com perfis complementares. No final da primeira fase serão desenvolvidos vários planos de ação concretos para melhorar os instrumentos de gestão de cada região.

O coordenador do projeto é Jorge Bandeira (investigador do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação) e conta com a vice-coordenação de Margarida Coelho (docente do Departamento de Engenharia Mecânica e coordenadora do grupo de investigação "Transportation Technology" do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação).

imprimir
tags
outras notícias