conteúdos
links
tags
Campus
Eventos dias 14 e 22 de setembro na UA
UA assinala Dia da Ecologia com visita ao Herbário, seminário sobre sapais e workshop património ecológico da Ria
O Dia da Ecologia, 14 setembro, data em que Ernst Haeckel definiu o conceito de Ecologia como ciência (há 150 anos), é assinalado em Portugal por iniciativa da Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO) mas também na Universidade de Aveiro (UA). A Universidade programa um conjunto de atividades para os dias 14 e 22 de setembro.

Em 2016, ano em que se comemoraram os 150 anos da Ecologia como Ciência, a European Ecology Federation (EEF) estabeleceu que o dia 14 de setembro, data em que Ernst Haeckel definiu Ecologia, seria oficialmente celebrado como Dia da Ecologia na Europa. A SPECO associa-se a esta iniciativa lançando o Dia da Ecologia em Portugal.

O CESAM, em colaboração com o Departamento de Biologia, associa-se às comemorações do Dia da Ecologia em Portugal, dinamizando três iniciativas: uma visita ao Herbário da UA, a 14 de setembro; o seminário “Sapais do Baixo Vouga Lagunar (Ria de Aveiro)” - sua importância e consequências de alterações para a flora e fauna (14 de setembro); o workshop CESAM - Estudos sobre o património ecológico do sítio LTER Ria de Aveiro (22 de setembro). 

A participação em cada uma destas atividades carece do preenchimento dos respetivos formulários de inscrição indicados por baixo de cada atividade.

Seminário – Palestra “Sapais do Baixo Vouga Lagunar (Ria de Aveiro): sua importância e consequências de alterações para a flora e fauna”

Unidade de Investigação: CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar

Breve descrição: Durante esta Conversa/Palestra, serão apresentadas e discutidas a importância dos sapais do Baixo Vouga Lagunar (BVL), localizado na Ria de Aveiro; as alterações em curso nestes ecossistemas e as consequências destas alterações (na flora e fauna - insetos) e da degradação destes ecossistemas.

Data: 14 de setembro de 2017, 14h00 – 15h00

Local: Sala de Reuniões do CESAM, Edifício 3, 4º andar, Universidade de Aveiro

Organização: Ana I. Sousa (Departamento de Biologia / CESAM), Olga Ameixa (Departamento de Biologia / CESAM)

Formulário de inscrição:

https://goo.gl/forms/bnso6WCxsCDZRAmd2

Visita ao Herbário da UA: uma inesquecível viagem pela flora de Portugal

Unidade de Investigação: Departamento de Biologia / CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar

Breve descrição: Esta visita permitirá ao visitante ficar com uma noção da importância de um Herbário e conhecer todas as etapas pelas quais passa o material vegetal até ser inserido na coleção. Os visitantes farão uma consulta ao Herbário, para perceber como o material vegetal está organizado.

Data: 14 de setembro de 2017, 10h00 – 14h00

Local: Herbário da UA, Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro

Organização: Rosa Pinho (Departamento de Biologia)

O que é um herbário? Qual a sua importância e como se elabora? Quais os projetos em que está envolvido o Herbário da UA? Como evoluiu a Floresta Portuguesa? Mostra de parte das imagens da exposição Floresta Portuguesa – um olhar mais atento. O que são plantas invasoras? Estas e outras perguntas serão respondidas nesta visita ao Herbário da UA, que este ano comemora 40 anos de existência.

Formulário de inscrição:

https://goo.gl/forms/rjCWZXCCmIkWE9jA2

Workshop CESAM - Estudos sobre o património ecológico do sítio LTER Ria de Aveiro

Data: 22 de setembro de 2017, 15h00 – 16h30

Local: Sala de Reuniões do CESAM, Edifício 3,

4º Andar, Universidade de Aveiro

Organização:

Ana Isabel Lillebø (Dep.Biologia/CESAM)

Ana Isabel Sousa (Dep.Biologia/CESAM)

António Nogueira (Dep.Biologia/CESAM)

Heliana Teixeira (Dep.Biologia/CESAM)

Henrique Queiroga (Dep.Biologia/CESAM)

Juan Bueno Pardo (Dep.Biologia/CESAM)

Programa

15h00-15h15 Apresentação do projeto PORBIOTA e enquadramento da Ria de Aveiro enquanto sitio LTER (orador: Ana Isabel Lillebø)

15h15-15h30 Apresentação do projeto AQUACROSS e contribuição para a implementação da estratégia para a Biodiversidade na região de Aveiro classificada no âmbito da rede Natura 2000 (orador: António Nogueira)

15h30-15h45 Apresentação do modelo ECOPATH aplicado à Ria de Aveiro (orador: Juan Bueno Pardo)

15h45-16h30 Discussão em painel com questões colocadas pelo público (moderador: Prof. Casimiro Pio)

Formulário de inscrição:

https://goo.gl/forms/L7lfjYKrF5vJi92v2

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias