conteúdos
links
tags
Conferências
Glupor-12 de 11 a 13 de setembro, na ESSUA
UA recebe 12.ª Reunião do Grupo de Glúcidos da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ)
¿Carboidratos em Portugal e potencial de diferenciação internacional¿ é o tema do Glupor12
A Universidade de Aveiro (UA) acolhe de 11 a 13 de setembro o Glupor12, a 12.ª Reunião do Grupo de Glúcidos da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ). Este é mais um encontro da comunidade portuguesa que se dedica à ciência dos carboidratos nas suas mais diversas vertentes. O evento de Aveiro engloba 14 comunicações plenárias, 15 comunicações Keynote, 36 comunicações orais e 43 comunicações em póster, num total de 108 trabalhos, que abrangerão principalmente as áreas da Química, Bioquímica, Farmacêutica e Ciências da Saúde, Têxteis, Compostos Celulósicos, Ciência de Materiais e Ciência dos Alimentos.

Durante os três dias de trabalhos, na Escola Superior de Saúde da UA (ESSUA), haverá espaço para a exposição contínua dos pósteres, permitindo a sua discussão durante os vários coffee-breaks, assim como a apresentação das comunicações orais em sessões paralelas, abordando temáticas específicas, nomeadamente: Celulose Bacteriana; Glicobiologia, Aplicações Biomédicas; Carboidratos em Alimentos; Novos Alimentos, Reações Química e Enzimáticas de Carboidratos; Biorrefinaria; Biotecnologia e Glicómica; Biomateriais; Digestão Gástrica e Dispositivos de Interação Celular; A Ciência do Açúcar nas suas Origens; Estrutura de Carboidratos, Carboidratos Imunoativos e Carboidratos para o Futuro.

“Carboidratos em Portugal e potencial de diferenciação internacional” é o tema do Glupor12, a um ano de distância do grande evento mundial que o Grupo de Glúcidos da SPQ irá organizar e que se designa ICS29: 29th International Carbohydrate Symposium, a realizar de 25 a 30 de julho de 2018, em Lisboa. Pela primeira vez, Portugal receberá este grande evento que reúne especialistas de todo o mundo.

Depois da realização do Glupor11, em Viseu em 2015 (6th Iberian Carbohydrate Meeting), e de uma outra edição (Glupor3) já ter decorrido em Aveiro (em 1999, 1st Iberian Carbohydrate Meeting), cabe mais uma vez à cidade da Ria acolher este que é, segundo a organização, um “encontro de colegas e amigos que, através do seu trabalho em carboidratos, procuram contribuir para um mundo melhor”. A organização do encontro na UA saúda, de modo especial, a presença dos investigadores Patrick Rollin, da Universidade de Orléans, em França, e Tana Canda, da Universidade Agostinho Neto, Luanda, Angola.   

O local da conferência será a ESSUA, Edifício 30, no Campus da Agra do Crasto. Há um percurso pedonal, a partir do Campus de Santiago, mas também se pode deslocar de carro - havendo acesso ao parque de estacionamento.

O programa e todos os detalhes poderão ser encontrados no site do encontro http://glupor12.eventos.chemistry.pt/

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias