conteúdos
links
tags
Campus
“90 segundos de ciência”
Investigador da UA de novo no programa de rádio da Antena 1 dedicado à ciência
José Carlos Pedro
Esta quarta-feira, 23 de agosto, às 18h58, a Antena 1 volta a dar voz a mais um investigador da UA para dar a conhecer a investigação em que está envolvido - José Carlos Pedro, docente no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da UA e investigador do IT. O programa repete no dia seguinte, quinta-feira, 24 de agosto, pouco antes do noticiário das onze da manhã.

Licenciado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações pela UA, em 1985, e doutorado em Engenharia Eletrotécnica, também pela academia de Aveiro, em 1993, José Carlos Pedro é atualmente professor catedrático no DETI e cientista no IT, unidade de investigação da UA onde chefia o grupo de Sistemas e Circuitos de Rádio-Comunicações.

Autor, ou coautor, de mais de 150 artigos em revistas e conferências internacionais, em 2007 o investigador foi eleito IEEE Fellow Member com a citação “For contributions to the nonlinear distortion analysis of microwave devices and circuits”, uma das maiores distinções que um engenheiro eletrotécnico pode receber a nível internacional.

Ao longo dos 261 episódios produzidos, “90 segundos de ciência” dará a conhecer o trabalho de um investigador português, a trabalhar na sua maioria em Portugal, nas áreas mais diversas, com o intuito de dar a conhecer a ciência que se faz em Portugal e incrementar a literacia científica da população portuguesa.

Duas vezes por dia, antes das onze da manhã e antes das sete da tarde, de segunda a sexta, é dada voz aos investigadores portugueses, dos Açores ao Minho, da Madeira à Covilhã, do Algarve a Bragança, e aos que andam espalhados pelo mundo, e das ciências sociais às ciências exatas, passando pelas humanidades.

Após a emissão, os programas são disponibilizados em http://www.90segundosdeciencia.pt, com mais material multimédia sobre cada um dos projetos e investigadores convidados.

O programa é coordenado por António Granado e Paulo Nuno Vicente, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH NOVA), e Joana Lobo Antunes, do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA), e conduzido por Adriano Cerqueira, do ITQB NOVA.

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias