conteúdos
links
tags
Bolsas
Bolsas com candidaturas abertas no INESC
O INESC TEC tem candidaturas abertas, durante o mês de agosto, a várias bolsas de investigação nas mais diversas áreas.

Referência:  AE2017-0220 (CSIG - Geral - CSIG) https://www.inesctec.pt/seja-nosso-colaborador/bolsas-inesctec/AE2017-0220/ - Descrição do Trabalho: LabTablet é um caderno de laboratório eletrónico que usa as ontologias do Dendro como modelos de metadados. Este trabalho explora a sincronização entre o LabTablet e a plataforma B2DROP do EUDAT. A combinação do LabTablet com o B2DROP pode ser usada em grupos com experiências de laboratório ou de campo. Esta é uma primeira abordagem à integração do LabTablet com serviços EUDAT.

Referência:  AE2017-0221 (CSIG - Geral - CSIG) https://www.inesctec.pt/seja-nosso-colaborador/bolsas-inesctec/AE2017-0221/ - Descrição do Trabalho: LabTablet é um caderno de laboratório eletrónico que usa as ontologias do Dendro como modelos de metadados. Este trabalho atualiza a interação do LabTablet com o Dendro, tornando-a adequada à versão atual da API da plataforma.

Referência:  AE2017-0222 (INESC TEC LA - CRAS) https://www.inesctec.pt/seja-nosso-colaborador/bolsas-inesctec/AE2017-0222/ - Descrição do Trabalho: Desenvolvimento de interfaces de funcionalidades de percepção e controle remoto e de iniciativa mista para interfaces VTOL e UAV; Desenvolver algoritmos de controle colaborativo para percepção colaborativa e acompanhamento multi-evidência; Validar os algoritmos de controle desenvolvidos em simulação e com UAVs; Participar em extensos ensaios de campo para aplicações de vigilância de fronteiras marítimas

Referência:  AE2017-0223 (INESC TEC LA - CRIIS) https://www.inesctec.pt/seja-nosso-colaborador/bolsas-inesctec/AE2017-0223/ - Descrição do Trabalho: Um dos principais entraves para a utilização de robots no contexto industrial é a falta de familiarização por parte dos técnicos de automação com a complexidade das linguagens de alto nível. Uma vez que as linguagens de programação definidas na norma IEC 61131-3 são usadas em grande escala na indústria, torna-se importante compatibilizá-las com os frameworks de programação de robots, tornando-os mais apropriada para o meio industrial e permitindo uma melhor integração de um robot com equipamentos industriais.

Referência:  AE2017-0224 (INESC TEC LA - CRIIS) https://www.inesctec.pt/seja-nosso-colaborador/bolsas-inesctec/AE2017-0224/ - Descrição do Trabalho: Os LeanAGV apresentam-se como soluções robóticas caracterizadas pela simplicidade tecnológica, mantendo elevados os índices de fiabilidade e flexibilidade. Recentemente, existe a necessidade do desenvolvimento de soluções que permitam uma integração com equipamentos exteriores mais evoluídos e também uma maior flexibilidade de programação. Para além disso, o desenvolvimento de arquiteturas de controlo embebido modular ao nível do hardware e software, irão aumentar a flexibilidade do sistema.

Referência:  AE2017-0225 (CORAL-TOOLS-6 - CEGI https://www.inesctec.pt/seja-nosso-colaborador/bolsas-inesctec/AE2017-0225/ - Descrição do Trabalho: Neste projeto pretende-se desenvolver novos modelos para o sequenciamento ótimo de operações de reconhecimento numa superfície dada. A finalidade é escolher pontos para recolha de informação, por forma a que no final, por regressão, se disponha de uma descrição tão exata quando possível em todos os pontos da superfície.

Referência:  AE2017-0226 (FOUREYES-2 - CSIG) https://www.inesctec.pt/seja-nosso-colaborador/bolsas-inesctec/AE2017-0226/ - Descrição do Trabalho: Descrição do Trabalho: Na linha FourEyes do projeto TEC4Growth pretende-se transformar radicalmente os meios tradicionalmente usados na criação, distribuição e consumo de conteúdo multimédia. Nesta bolsa, o foco é: analisar o conteúdo textual publicado pelos meios digitais online tendo em vista a deteção automática de polaridade e uso de discurso ofensivo; publicar uma coleção manualmente anotada para investigação nesta área; submeter publicações científicas sobre trabalho realizado.

Referência:  AE2017-0227 (NanoStima-RL4-3 - CSIG) https://www.inesctec.pt/seja-nosso-colaborador/bolsas-inesctec/AE2017-0227/ - Descrição do Trabalho: legibilidade de um texto mede a facilidade com que este é lido. Atualmente existem indicadores que permitem determinar o nível de ensino necessário para ler textos em inglês. Não existe nenhum indicador elaborado especificamente para textos em Português. Neste trabalho pretende-se estudar a adequabilidade dos indicadores existentes à língua portuguesa, propor e avaliar eventuais ajustes a estes indicadores.

Referência:  AE2017-0228 (INESC TEC LA - CRIIS) https://www.inesctec.pt/seja-nosso-colaborador/bolsas-inesctec/AE2017-0228/ - Descrição do Trabalho: O trabalho a realizar insere-se nas atividades do Centro de Robótica e Inteligentes, nomeadamente no apoio laboratorial e trabalhos de desenho, projeto e execução de sistemas mecânicos e elétricos.

Referência:  AE2017-0229 (NanoStima-RL4-3 - CSIG) https://www.inesctec.pt/seja-nosso-colaborador/bolsas-inesctec/AE2017-0229/ - Descrição do Trabalho: A Wikipedia é um projeto multilingue baseado num modelo aberto de edição de conteúdos. É um dos maiores sítios web contendo cerca de 5,5 mil milhões de artigos em inglês. Neste trabalho pretende-se explorar a Wikipedia como forma de tradução de expressões curtas de saúde como as interrogações que tipicamente são submetidas a motores de pesquisa. Pretende-se também explorar este recurso como fonte de keywords que poderão ser utilizadas para enriquecer o contexto de uma pesquisa.

Referência:  AE2017-0230 (NanoStima-RL4-3 - CSIG) https://www.inesctec.pt/seja-nosso-colaborador/bolsas-inesctec/AE2017-0230/ - Descrição do Trabalho: A Web é muito utilizada para o acesso a informação de saúde. Pela sua popularidade é expectável que haja utilizadores com características muito distintas envolvidos nesta atividade. Neste trabalho pretende-se estudar o comportamento de pesquisa de pessoas com níveis de literacia em saúde distintos. Mais especificamente, pretende-se analisar o seu comportamento a nível da formulação das interrogações, análise e interação com as páginas de resultados e interação com os documentos recuperados

Referência:  AE2017-0231 (NanoStima-RL4-3 - CSIG) https://www.inesctec.pt/seja-nosso-colaborador/bolsas-inesctec/AE2017-0231/ - Descrição do Trabalho: A Wikipedia é um projeto multilingue baseado num modelo aberto de edição de conteúdos. Contém cerca de 5,5 mil milhões de artigos em inglês e é muito utilizada em Recuperação de Informação. Este trabalho tem dois grandes objetivos: (1) revisão bibliográfica detalhada da utilização da Wikipedia em Recuperação de Informação; (2) caracterização detalhada do conteúdo de saúde da Wikipedia e uma comparação de conteúdos por idioma, terminologia utilizada e gravidade da condição médica.

Referência:  AE2017-0232 (CSIG - Geral - CSIG) https://www.inesctec.pt/seja-nosso-colaborador/bolsas-inesctec/AE2017-0232/ - Descrição do Trabalho: Neste trabalho identificam-se 5 casos de uso para gestão de dados em grupos de investigação. Os grupos participantes vão contribuir em 3 momentos: 1) discutindo os modelos de metadados com um curador de dados e definindo o modelo de metadados; 2) descrevendo dados com o modelo adotado; 3) comparando o registo completo de metadados com o que é mostrado no B2SHARE.

Referência:  AE2017-0233 (PERSONA - LIAAD) https://www.inesctec.pt/seja-nosso-colaborador/bolsas-inesctec/AE2017-0233/ - Descrição do Trabalho: Desenvolvimento de um sistema de recomendação para quiosques digitais interativos em rede, em ambiente comercial, usando dados transacionais, contextuais e de navegação.

Referência:  AE2017-0234 (iMAN-1 - CITE) https://www.inesctec.pt/seja-nosso-colaborador/bolsas-inesctec/AE2017-0234/ - Descrição do Trabalho: Investigação sobre adoção e implementação de inovação tecnológica nesta área, utilizando metodologias qualitativas para estudar implementações complexas em empresas colaborativas (collaborative enterprises).

Referência:  AE2017-0235 (SIDENAV - CRAS) https://www.inesctec.pt/seja-nosso-colaborador/bolsas-inesctec/AE2017-0235/ - Descrição do Trabalho: Realizar atividades relativas ao desenvolvimento e implementação de sistemas robóticos para a monitorização do Mar Profundo.

imprimir
tags
outras notícias