conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
2ª fase de candidaturas aos Programas Doutorais da UA decorre de 17 de julho e 7 de agosto
UA estreia Programa Doutoral em Ciências Económicas e Empresarias
Programa Doutoral em Ciências Económicas e Empresarias é uma das grandes novidades da UA para o próximo ano letivo
Com estreia marcada para o próximo ano letivo, o Programa Doutoral em Ciências Económicas e Empresarias da Universidade de Aveiro (UA) responde às solicitações de investigadores e graduados de prosseguirem os seus estudos doutorais nestas áreas do conhecimento, preenchendo, por conseguinte, uma lacuna existente não só no contexto dos programas doutorais da UA, mas também, pelo seu cariz diferenciado, no contexto dos programas de ensino nestas áreas em Portugal.

As candidaturas a este e aos outros Programas Doutorais da UA decorrem de 17 de julho e 7 de agosto.

O Programa Doutoral em Ciências Económicas e Empresarias conta com dois semestres de componente curricular e 4 semestres exclusivamente dedicados à realização de Tese. A componente curricular, com calendário escolar concentrado num dia da semana (sexta-feira), está organizada com algumas unidades curriculares (UCs) comuns aos seus três ramos de especialização e algumas UCs específicas a cada um dos ramos, sendo também dada aos estudantes de cada ramo a possibilidade de realizarem módulos e UCs específicas dos outros ramos.

Com esta organização, explica Anabela Botelho, diretora desta formação, “dá-se satisfação às aspirações de, por exemplo, estudantes do ramo de Economia complementarem a sua formação nuclear em Economia com UCs de Finanças e/ou de Gestão, sendo o mesmo aplicável aos estudantes dos outros ramos”. A componente curricular, aponta a responsável, inclui ainda o acompanhamento individualizado na preparação dos projectos de Tese dos estudantes.

Além da abertura à interdisciplinaridade e transversalidade entre estas áreas do saber, a organização do Programa Doutoral está alicerçada em sinergias já existentes ao nível do corpo docente em investigação e orientações nos três ramos de conhecimento, inserido numa Unidade de Investigação (GOVCOPP) com classificação de Excelente pela FCT.

Este Programa Doutoral tem por objectivo genérico fornecer uma formação científica sólida, avançada e actualizada a níveis teóricos, metodológicos e aplicados nos domínios da Economia, Gestão e Finanças, formando doutores com capacidade para prosseguir investigação científica não só no meio académico, mas também no meio empresarial, dotando-os de uma compreensão mais completa e profunda da realidade económica e empresarial, de forma a serem mais produtivos nas suas actividades, produzirem investigação inovadora e partilharem os seus novos conhecimentos através da publicação de artigos científicos, da participação em conferências ou da formação de novos profissionais. Constitui objectivo específico deste Programa Doutoral dar satisfação à necessidade crescente de um corpo de especialistas apto a responder aos desafios colocados pela complexidade dos problemas que afligem, entre outros, os sectores financeiro, da indústria, do ambiente e energia, das telecomunicações, do trabalho e educação, do turismo e da saúde.

Os titulares do grau de Doutoramento em Ciências Económicas e Empresarias da Universidade de Aveiro estarão não só capacitados para a realização de investigação científica que expanda a fronteira do conhecimento nestas áreas, como estarão também habilitados para o exercício de funções de análise, planeamento, gestão e avaliação rigorosa e independente de programas e políticas nos diversos sectores que compõem a economia. Por conseguinte, estes Doutores estarão preparados para integrar elevados quadros em instituições de ensino e de investigação, organismos públicos, empresas de consultoria e outras organizações e empresas privadas, quer nacionais, quer internacionais.

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias