conteúdos
links
tags
Desporto
Campeonato Europeu Universitário Andebol disputou-se em Málaga
AAUAv é vice-campeã europeia em andebol feminino
Andebol feminino da AAUAv ficou em segundo no Campeonato Europeu Universitário
A equipa de andebol feminino da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) deixou fugir o título europeu na final com a equipa da Universidade de Colónia no Campeonato Europeu Universitário de Andebol que decorreu em Antequera, Málaga, de 2 a 8 de julho. Apesar de não ter conseguido o título, foi a primeira vez que uma equipa de andebol portuguesa chegou a uma final europeia de andebol universitário.

A equipa feminina de andebol da Associação Académica da UA disputou o Campeonato Europeu Universitário, em Antequera, Málaga, entre os dias 2 e 8 de Julho, juntamente com mais nove equipas provenientes de universidades de toda a Europa, após ter sido campeã nacional apenas com vitórias, nas Fases Finais em Coimbra.

No primeiro jogo, a 4 de julho, o grupo treinado por Filipa Fontes venceu a Universidade Ovidius (Roménia), por 22-21, num jogo equilibrado até final e, onde se destacam as prestações de Mariana Lopes, jogadora do Boden HIF (Suécia), com 10 golos marcados, e Ana Isabel Silva, guarda-redes do Juve Lis.

No dia seguinte, o adversário foi a Universidade de Akdeniz (Turquia) e em disputa estava o 1º lugar do grupo. A equipa da AAUAv fez um bom jogo e venceu tranquilamente por 31-25.

A 6 de julho, surgiu a primeira derrota da época, por 20-18. Frente à equipa da casa - Universidade de Málaga - e contra um ambiente adverso no pavilhão, a equipa nunca esteve ao seu melhor nível e, por isso, deixou a decisão de qualificação para a final para o último jogo do grupo.

No último jogo da fase de grupos, a 7 de julho, a AAUAv necessitava de vencer a Universidade de Primorska (Eslovénia) para alcançar o 1º lugar do grupo, em igual pontual. A equipa entrou decidida em vencer o jogo e desde início esteve em vantagem no marcador. Chegando ao final com um resultado de 52-26. De destacar as exibições de Rita Ribeiro, jogadora do Ílhavo, e Joana Ferreira, jogadora do Alavarium, com 13 e 10 golos, respetivamente.

Acabada a fase de grupos, a Universidade de Aveiro garantiu o 1º lugar do grupo, em igual de pontos com a Universidade de Akdeniz, mas com vantagem por ter ganho a essa mesma equipa.

Este dia tornou-se histórico para a AAUAv, para a Universidade de Aveiro e para o desporto universitário nacional, pois, pela primeira vez, uma equipa da Universidade de Aveiro atinge a final de um Campeonato Europeu Universitário e, pela primeira vez, uma equipa portuguesa atinge a final de uma CEU de Andebol feminino.

Na final, disputada a 8 de julho, às 16h00 (hora portuguesa), Universidade de Colónia (Alemanha) acabou por vencer a AAUAv por 41-30.

“O atingir da final é mais uma prova que o desporto na Universidade de Aveiro deverá ser tido como uma aposta de êxito! Aliando um esforço adicional dos clubes e um estímulo à carreira dual acaba por ser natural estarmos a falar do trilhar de um caminho que nos pode levar a sermos referências no contexto europeu. Agora, é o momento de todo o esforço e sacrífico dar lugar à história, o que orgulha toda a Academia Aveirense!”, comentou o presidente da direção da AAUAv, Xavier Vieira. 

Na lista de melhores marcadoras da equipa da AAUAv destacam-se Mariana Lopes (27 golos) e Joana Ferreira (21 golos). Constituição da equipa da academia aveirense:

Número

Nome

Idade

Clube

1

Inês Rocha

22 anos

Alavarium

2

Mariana Lopes

22 anos

Boden HIF (Suécia)

3

Joana Ferreira

19 anos

Alavarium

4

Raquel Moleiro

25 anos

 

6

Rita Neves

21 anos

Alavarium

7

Inês Moleiro

21 anos

Alavarium

8

Carolina Silva

19 anos

Alavarium

11

Rita Ribeiro

21 anos

Ílhavo AC

12

Ana Isabel Silva

22 anos

Juve Lis

13

Sara Sousa

22 anos

Alavarium

14

Marta Pinto

22 anos

Ílhavo AC

15

Bárbara Henriques

18 anos

Alavarium

18

Leandra Pinho

21 anos

Ílhavo AC

imprimir
tags
outras notícias