conteúdos
links
tags
Distinções
Prova portuguesa decorreu a 30 de junho no Porto
Spin-off da UA selecionada para competição na Dinamarca
RI-TE vai participar na final da Venture Cup
A RI-TE, Radiation Imaging Technologies, empresa alojada na Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro (IEUA), entre dez finalistas, é a escolhida, na categoria Health Tech, para representar Portugal na competição internacional University Startup World Cup na Dinamarca, em setembro.

A RI-TE pretende democratizar o acesso à tecnologia PET, de imagiologia médica, e foi uma das dez startups universitárias selecionadas para a final nacional da Venture Cup, a 30 de junho, na Casa da Música, Porto. Na categoria Health Tech foi a escolhida para representar Portugal na Dinamarca, na competição University Startup World Cup, entre 18 e 22, em setembro.

A RI-TE Radiation Imaging Technologies é uma spin-off da Universidade de Aveiro (UA) cuja missão é democratizar o acesso à tecnologia PET, técnica de imagiologia médica altamente sensível na deteção de doenças oncológicas, através do EasyPET: um novo sistema PET pré-clínico de alta resolução que permite reduzir em mais de 10 vezes os custos de produção.

Assim, será possível desenvolver um sistema PET totalmente dedicado à formação e treino, pela primeira vez acessível a qualquer Universidade ou Escola de Saúde, que permitirá aprender de forma prática como funciona a PET e explorar as imagens obtidas. Além disso, a tecnologia EasyPET permitirá desenvolver um sistema PET para imagiologia de pequenos animais, importante para testes pré-clínicos de novos fármacos e terapias para o tratamento de cancro, disponível aos centros de investigação biomédica a uma percentagem do preço dos sistemas atuais.

Venture Cup é uma organização dinamarquesa de apoio ao empreendedorismo de estudantes universitários e mentoria de startups, com uma rede global cuja missão é identificar e desenvolver os talentos e a tecnologia do amanhã, ligando o mundo académico ao mundo dos negócios.

imprimir
tags
outras notícias