conteúdos
links
tags
Desporto
Treinador de Judo da AAUAv traz medalha que lhe faltava no currículo
António Costa conquista bronze no Campeonato de Absolutos
António Costa, segundo a contar da direita, conquistou bronze
António Costa, treinador do Núcleo de Judo da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e que compete sob a bandeira do SC Vianense, conquistou a medalha de Bronze no Campeonato Nacional Absolutos. A prova, sem categoria de peso, decorreu na ilha Terceira e contou com oito atletas masculinos e três femininos.

Este ano a prova decorreu na Ilha Terceira, no arquipélago dos Açores, sucedendo, este local, á cidade de Aveiro que acolheu a prova em 2016. A prova, que se caracteriza por não ter categorias de peso, é um momento único em que se pode ver atletas mais leves a competirem de "igual para igual" com atletas mais pesados.

Colocado por sorteio num grupo de quatro atletas com potencial de chegar às medalhas, o treinador da AAUAv começou a prova da pior forma, ao perder com Steve Castanheira, que se viria a sagrar vice-campeão nacional. Nos dois combates onde não tinha margem de manobra, António Costa, venceu por ippon (pontuação máxima no Judo) e carimbou a passagem às meias-finais da prova.

No combate da meia-final foi a vez de medir forças com o tetracampeão em titulo e que viria a revalidar o seu titulo, Diogo Silva. Num combate onde o seu adversário foi sempre superior, o atleta de Aveiro ainda conseguiu levar o combate para ponto de ouro (uma espécie de prolongamento) acabando por perder e ficando afastado da final. Com esta derrota António Costa conquistou a medalha de Bronze.

No final o atleta mostrava-se satisfeito com a sua prestação: "Esta era a medalha que me faltava. Já tinha medalhas em todas as outras provas importantes em Portugal, e tinha ficado 4 vezes as portas do pódio. Este ano foi diferente e estou feliz por isso”. Costa agradeceu ao SC Vianense e aos seus treinadores, aos atletas da AAUAv que o têm apoiado e o vão permitindo fazer as provas, a Daniel Afonso e Luciano Grácio por se terem prontificado a assegurar os treinos na sua ausência e ainda ao NoMenu Aveiro. 

Com esta medalha, António Costa conquista o pleno em termos de medalhas nas quatro mais importantes provas Nacionais para o escalão de sénior.

imprimir
tags
outras notícias