conteúdos
links
tags
Conferências
Lucília Santos, vice-coordenadora da UINFOC e docente do Departamento de Física, foi reeleita para a Comissão Científica
UA diz presente na 49ª Conferência da eucen
Nos dias 7 a 9 de junho, na Universidade de Johannes Guttenberg, na Alemanha, teve lugar a 49ª Conferência da eucen, sendo a Universidade de Aveiro (UA) uma das três universidades a constituir a Comissão Científica do encontro. Sob o tema “University Lifelong Learning and the labour market in Europe”, a conferência foi precedida por uma reunião da Steering Commiittee da eucen e incluiu, como habitual, a Assembleia Geral da Associação durante a qual Lucília Santos, vice-coordenadora da UINFOC e docente do Departamento de Física da UA, foi reeleita para o segundo e último mandato de dois anos na Comissão Científica.

Durante a Conferência, os participantes abordaram as mudanças no mercado de trabalho europeu que exigem o estabelecimento de vínculos mais fortes entre os sistemas duais de educação e formação profissional e as instituições de ensino superior. O sistema de ensino superior, cujos participantes consideraram que deve ser aberto para novos grupos-alvo, no sentido de melhorar a integração na formação profissional através da aquisição de competências básicas e de permeabilidade entre os sistemas educacionais, foi outro dos assuntos abordado na Alemanha. É, pois, necessário, apontaram os responsáveis, oferecer também novos formatos de estudo flexíveis que sejam apropriados para estudantes que trabalham.

No encontro foram apresentadas diversas comunicações orais e na forma de poster, disponíveis em breve no site http://www.eucen2017.uni-mainz.de .

UA recebe Conferência em 2019

No decurso deste mandato, Lucília Santos continuará responsável pela ligação da eucen ao VET, condição da qual decorre a sua participação ativa no “Expert group 'Platform of European Associations of VET providers’ VET4U2”, coordenado pela DG-EMPL, e no subgrupo de trabalho sobre Technology Enhanced Learning (TEL), coordenado pelo CEDEFOP. Nesta atividade é estabelecido contato com diversos stake-holders relevantes na área do Vocacional e feita a divulgação da realidade na UA, de que resulta a internacionalização imediata dos seus bons ofícios e competências.

A docente da UA terá ainda a seu cargo a ligação aos projetos de investigação sendo que, no último ano, a eucen integrou, no total, 12 candidaturas de projetos europeus submetidas. A UA integra as equipas de alguns desses projectos, um dos quais – “Refining Higher Education Apprenticeships with Enterprises in Europe – ApprrEnt” - foi já aprovado para financiamento. Estão como parceiros no projeto, para além da UA, a Associação Industrial do Distrito de Aveiro e a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, evidenciando assim, de novo internacionalmente, a ligação que a UA tem com a comunidade empresarial e autárquica regional através da Uinfoc e da Unave.

Lucília Santos continuará ainda como membro da Comissão Científica da conferência anual da eucen que no próximo ano decorrerá em Bergen, Noruega, sob o tema “Lifelong Learning and the Transitions in Life“.

Em 2019, a conferência será recebida pela UA, numa organização da UINFOC em parceria com a UNAVE, o que permitirá à Academia e à comunidade o envolvimento directo com a Aprendizagem ao Longo da Vida e a Formação Continuada, duas flag-sheets da Comissão Europeia na estratégia para 2020 e 2030.

imprimir
tags
outras notícias