conteúdos
links
tags
Campus
Presidente da AAUAv substitui ex-presidente da Federação Académica do Porto
Xavier Vieira eleito membro do Conselho Coordenador do Ensino Superior
Xavier Vieira toma posse como presidente da AAUAv a 13 de janeiro
Xavier Vieira, presidente da Direção da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), foi eleito para representar os estudantes do ensino superior universitário no Conselho Coordenador do Ensino Superior. Xavier substitui, assim, Daniel Freitas, ex-presidente da Federação Académica do Porto.

Esta eleição, necessária perante a renúncia de Daniel Freitas, decorreu no último Encontro Nacional de Dirigentes Associativos (ENDA), entre os dias 10 e 11 de junho, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Xavier Vieira saiu vencedor num confronto eleitoral que o opunha a João Rodrigues, presidente da Federação Académica de Lisboa, resultado só possível com o apoio de diversas estruturas associativas do ensino superior, assumindo-se, a partir de agora, “representante de todos os estudantes do ensino superior nacional universitário” neste órgão consultivo.

O Conselho Coordenador do Ensino Superior é um órgão consultivo do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, criado pelo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) em 2009, tendo reunido pela primeira vez em julho de 2016. O Conselho é presidido por Helena Nazaré, antiga reitora da UA, e é composto por especialistas em ensino superior nomeados pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, representantes do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, da Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado, e dois representantes dos estudantes – um dos estudantes do subsistema politécnico e outro do universitário. Integram ainda este Conselho o presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, o diretor-geral do Ensino Superior e o presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Entre as prioridades temáticas em discussão, promovendo-se uma estreita articulação entre a agenda do ensino superior e os órgãos de tutela ministerial, o novo representante dos estudantes universitários espera abordar, entre outros, temas como Ação Social e Abandono Escolar, Juventude e Emprego Jovem.

Moção conjunta AAUAv e AAUM

Entre as prioridades temáticas em discussão, foi ainda apresentada uma Moção Conjunta, tendo como proponentes a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) que tinha como título: “Pelo aumento de financiamento dos Serviços de Ação Social e reposição de deduções à coleta”.

Esta moção visa, sobretudo, avaliar e interpretar qual o melhor método para analisar os mecanismos que permitam uma melhor rentabilização da dotação orçamental destinada aos Serviços de Ação Social entre as instituições de ensino superior, bem como perceber as razões para os cortes de financiamento. Por fim, esta moção reivindica ainda que mediante os custos de arrendamento urbano, poderia existir a reposição da possibilidade de dedução à coleta em sede de IRS dos custos suportados com alojamento em virtude da frequência do Ensino Superior.

imprimir
tags
outras notícias