conteúdos
links
tags
Campus
No âmbito do Programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2017
UA oferece quinze estágios científicos neste verão
Mais de 5000 jovens de todo o país vieram à 17º edição da Semana Aberta da Ciência e da Tecnologia
São quinze os estágios que a UA, através do Departamento de Física e do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (IEETA), disponibiliza, este ano, para o Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias. O objectivo é proporcionar aos alunos do ensino secundário a oportunidade de, nos meses de Julho e Setembro, contatar directamente com a realidade da investigação científica e tecnológica nas áreas da Física, Ambiente e Robótica da UA.

Os jovens admitidos podem estabecer contacto com a comunidade universitária e científica, participar no trabalho de equipas de investigação, conhecer alunos de outras escolas e regiões do país e adquirir experiência para a escolha de uma carreira futura.

Inscrições e informações na página da Ciência Viva.

Estágios disponíveis na UA

IEETA - Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro

Montagem e Programação de Robôs com Capacidades Reactivas

Nº Alunos: 7 Anos: 10º/11º/12º Área: Robótica Data: 10 a 14 de julho Descrição: Neste projeto pretende-se realizar a montagem e programação de robôs autónomos capazes de cumprir uma missão pré-definida, mantendo a capacidade de temporariamente lidar com situações de exceção. Haverá opção quanto à plataforma robótica a adotar de acordo com os conhecimentos dos grupos, ou uso de ambas as plataformas em 2 fases consecutivas, caso o tempo disponível assim o permita: a) 1 Robô da Lego (kit EV3); b) Robô baseado em micro-controlador arduino.

Departamento de Física

Hologramas de Reflexão

Nº Alunos: 2

Anos: 10º/11º/12º

Área: Física Data: 4 a 9 de setembro Descrição: A holografia é mais do que uma técnica de registo de imagens a três dimensões, é uma técnica de registo de informação baseada na luz com inúmeras aplicações. A visualização a 3D é efetuada sem recorrer a dispositivos de visão intermédios (como óculos, filtros, janelas), por isso é considerada a tecnologia auto estereoscópica por excelência. A teoria da holografia inclui-se no campo da Física e está relacionada com o ramo da ótica. Durante o processo de produção de um holograma existem duas fases bem distintas: o registo do holograma baseado no fenómeno de interferência entre ondas de luz e a reconstrução da imagem holográfica baseada na difração de ondas luminosas. Neste estágio, os participantes terão oportunidade de aprofundar estes e outros conceitos de física, trabalhar num laboratório de holografia e produzir hologramas de reflexão visíveis com iluminação de luz branca.

Hologramas de Transmissão

Nº Alunos: 2 Anos: 10º/11º/12º Área: Física Data: 4 a 8 de setembro Descrição: A holografia é mais do que uma técnica de registo de imagens a três dimensões, é uma técnica de registo de informação baseada na luz com inúmeras aplicações. A visualização a 3D é efetuada sem recorrer a dispositivos de visão intermédios (como óculos, filtros, janelas), por isso é considerada a tecnologia auto estereoscópica por excelência. A teoria da holografia inclui-se no campo da Física e está relacionada com o ramo da ótica. Durante o processo de produção de um holograma existem duas fases bem distintas: o registo do holograma baseado no fenómeno de interferência entre ondas de luz e a reconstrução da imagem holográfica baseada na difração de ondas luminosas. Neste estágio, os participantes terão oportunidade de aprofundar estes e outros conceitos de física, trabalhar num laboratório de holografia e produzir hologramas de elevada profundidade visíveis com luz laser.

Hologramas Pseudocor

Nº Alunos: 2 Anos: 10º/11º/12º Área: Física Data: 4 a 8 de setembro Descrição: A holografia é mais do que uma técnica de registo de imagens a três dimensões, é uma técnica de registo de informação baseada na luz com inúmeras aplicações. A visualização a 3D é efetuada sem recorrer a dispositivos de visão intermédios (como óculos, filtros, janelas), por isso é considerada a tecnologia auto estereoscópica por excelência. A teoria da holografia inclui-se no campo da Física e está relacionada com o ramo da ótica. Durante o processo de produção de um holograma existem duas fases bem distintas: o registo do holograma baseado no fenómeno de interferência entre ondas de luz e a reconstrução da imagem holográfica baseada na difração de ondas luminosas. Neste estágio, os participantes terão oportunidade de aprofundar estes e outros conceitos de física, trabalhar num laboratório de holografia e experimentar a manipulação química da emulsão de forma a produzir hologramas de diversas cores.

Departamento de Ambiente e Ordenamento

Quanta energia poderemos produzir a partir de uma água residual?

Nº Alunos: 2 Anos: 12º Área: Outra Data: 17-07-2017 a 21-07-2017 Descrição: O leite tem sido uma fonte de alimento para a população humana desde tempos imemoriais e, hoje em dia, as indústrias de lacticínios representam um dos maiores segmentos mundiais da indústria de produção alimentar. As águas residuais (ou efluentes) produzidas nestas indústrias representam um grave problema ambiental, se não forem tratadas adequadamente. Geralmente, estas águas residuais podem ser encaminhadas para sistemas de tratamento biológico, dando origem à produção de energia na forma de biogás. A estimativa do volume de águas residuais geradas anualmente em Portugal por este tipo de indústrias é superior a 6 500 000 m3. Neste trabalho pretende-se avaliar o potencial de produção de energia (biogás) a partir destas águas residuais utilizando um mini-reator biológico alimentado com uma água residual de uma indústria de lacticínios.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias