conteúdos
links
tags
Conferências
Primeiro encontro internacional decorre na UA, de 29 a 31 de maio
UA apoia Comissão Europeia na implementação de Diretiva para o Ordenamento do Espaço Marítimo
UA apoia Comissão Europeia na implementação de Diretiva para o Ordenamento do Espaço Marítimo
De 29 a 31 de maio, a Universidade de Aveiro (UA) acolherá a primeira reunião internacional do projeto SIMNORAT - Supporting Implementation of Maritime Spatial Planning in the Northern European Atlantic, cujo objetivo é apoiar a implementação, pelos Estados-membros, da Diretiva para o Ordenamento do Espaço Marítimo (2014/89/EU). O primeiro dia de trabalhos (29) será exclusivo para o Comité de Acompanhamento do projeto e os restantes dias (30 e 31) contarão com a participação de investigadores das instituições parceiras. O encontro decorrerá no auditório Mestre Hélder Castanheira, junto à livraria dos Serviços de Ação Social.

O projeto SIMNORAT é financiado pela Direção Geral dos Assuntos do Mar (DGMARE) e visa apoiar a implementação, pelos Estados-Membros, da Diretiva para o Ordenamento do Espaço Marítimo (2014/89/EU) estando esta intimamente relacionada com a implementação da Diretiva Quadro da Estratégia Marinha, da Diretiva Quadro da Água e da Recomendação para a Gestão Integrada das Zonas Costeiras. O projeto tem como âmbito geográfico os espaços marinhos da região do Atlântico Norte Europeu (Região OSPAR IV) (Objetivo Chave 1), e pretende apoiar e promover a cooperação transfronteira entre os Estados na implementação das referidas Diretivas (Objetivo Chave 2).

A aplicação destas Diretivas exige uma abordagem integrada do ordenamento do espaço marítimo e da gestão dos recursos marinhos. Este tipo de abordagem de gestão e governação dos espaços marítimos tem vindo a ser desenvolvida no âmbito da política marítima integrada para a União Europeia.

Em Portugal, a Universidade de Aveiro é a única instituição participante e a Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) integra o Comité de Acompanhamento, como entidade responsável pela supervisão e acompanhamento da implementação das Diretivas, a nível nacional. São membros da equipa pluridisciplinar da UA: Fátima Lopes Alves (coordenadora na UA), Filomena Martins, Carlos Costa, Adriano Quintela, Lisa Sousa, Márcia Marques e Margarida Ferreira da Silva.

A equipa da UA no Projeto SIMNORAT é constituída por docentes e investigadores do Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO) e do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT), bem como do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e da unidade de investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP).

A coordenação geral do projeto SIMNORAT está a cargo de Dominique Carval do SHOM - Service Hydrographique et Océanique de la Marine (França) e conta com parceiros: AAMP - Agence des Aires Marines Protégées (França), CEREMA - Centre d'Études et d'Expertise sur les Risques, l'Environnement, la Mobilité et l’Aménagement (França), IEO - Instituto Español de Oceanografía (Espanha) e CEDEX - Centro de Estudios y Exprimentación de Obras Públicas (Espanha).

O projeto teve início em janeiro deste ano e irá ser desenvolvido ao longo de 24 meses.

Mais informações: https://ec.europa.eu/easme/en/supporting-implementation-maritime-spatial-planning-northern-european-atlantic

http://www.cesam.ua.pt/index.php?menu=198&language=eng&tabela=projectosdetail&projectid=778

imprimir
tags
evento relacionado