conteúdos
links
tags
Entrevistas
Professora UA – Susana Marques, Instituto Superior de Contabilidade e Administração da UA
Missão: formar marketeers que sejam agentes de mudança nas organizações
Susana Marques
Apaixonada pelo Marketing é no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA) que semeia não só o entusiasmo da sua paixão, mas também a exigência e o rigor nos estudantes. A aposta de Susana Marques, diretora da Licenciatura em Marketing, é que os futuros marketeers “sejam verdadeiros agentes de mudança nas organizações”.

Na Universidade do Minho licenciou-se em Relações Internacionais e tirou o Mestrado em Gestão de Empresas com especialização em Marketing. Seguiu-se uma pós-graduação em Metodologia de Investigação em Gestão na Universidade de Strathclyde (Escócia) e o Doutoramento em Marketing na Universidade de Stirling (Escócia).

Atual diretora da Licenciatura em Marketing do ISCA-UA, onde é professora desde 2014, Susana Marques tem desenvolvido investigação nas áreas do marketing relacional, turismo, marketing social e critical marketing, com apresentações em conferências e publicações internacionais. A temática do (re)design organizacional do marketing é outra das áreas do seu interesse.

Como define um bom professor?

Um bom professor terá certamente uma consciência lúcida do mundo em que vive e a da responsabilidade que lhe cabe no melhoramento desse mundo. Para cumprir esse papel, será fundamental promover um ambiente de partilha e colaboração, pautar a sua atividade pelo estudo e pelo rigor e combater, continuamente, o pseudo saber.

O que mais a fascina no ensino?

A Universidade é o espaço onde se ensina e se vive a Liberdade. E é precisamente isso que mais me fascina no ensino! Só num contexto livre é que podemos descobrir e explorar todo o nosso potencial.

Como qualifica a formação que é dada aos estudantes no ISCA-UA e, mais concretamente, na Licenciatura em Marketing?

A formação do ISCA-UA assenta na exigência, no rigor e na permanente interação com a comunidade e as empresas da região, promovendo sinergias que resultam em investigação aplicada, metodologias de ensino e aprendizagem diversificadas e inovadoras e, também, muito importante, oportunidades para a empregabilidade. O estágio curricular da Licenciatura em Marketing é um bom exemplo disso mesmo. A cultura do ISCA-UA está também bem patente no sucesso e projeção das Conferências de Marketing AtUAliza.te, organizadas, todos os anos, por alunos e docentes.

Que grande conselho dá aos alunos?

O meu desejo é que descubram e explorem, sempre, todo o seu potencial!

Houve algum grupo de alunos que mais a tivesse marcado? Porquê?

São muitos os alunos que nos vão marcando… É fantástico quando os nossos percursos de vida continuam a cruzar-se no tempo!

descrição para leitores de ecrã
É à Universidade que Susana Marques aponta como local privilegiado para “descobrir e explorar todo o nosso potencial”

Traço principal do seu carácter

Trabalho, para mim, é prazer! Trabalho com uma equipa muito competente e com grande sentido de humor! Sou uma privilegiada!

imprimir
tags
outras notícias