conteúdos
links
tags
Conferências
30 de maio, às 19h00, no auditório Joaquim José da Cunha
À Conversa com Carlos Tavares e Carlos Alves no ISCA-UA
No dia 30 de maio, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro acolhe a terceira iniciativa deste ano letivo do seu ciclo de seminários intitulado de “À conversa com… no ISCA-UA”. Esta edição terá como convidados especiais Carlos Tavares, assessor do Conselho de Administração da CGD, e Carlos Alves, professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, que virão proferir uma palestra sobre a temática da Banca e a Economia Portuguesa.

Carlos Tavares, natural de Salreu, Estarreja, é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, onde lecionou entre 1975 e 1985. Foi Presidente do Conselho de Administração da CMVM entre 2005 e 2016, e Vice-Presidente da European Securities and Markets Authority (ESMA) de 2011 a fevereiro de 2016. Até 2014 foi membro do Board e Presidente do Comité Regional Europeu (ERC) e do Comité de Análise de Riscos Emergentes (CER) da Organização Internacional de Comissões de Valores Mobiliários (IOSCO). Em 2004/2005, dirigiu o Gabinete Europeu de Conselheiros de Política do Presidente da Comissão Europeia.

No contexto político, foi Ministro da Economia no período 2002-2004 e Secretário de Estado do Tesouro no período entre 1989 e 1991. Foi Diretor do Gabinete de Análise do Financiamento do Estado e das Empresas Públicas e do Gabinete de Estudos do Ministério das Finanças.

Na área bancária foi Vice-Presidente da Caixa Geral de Depósitos e Presidente do Conselho de Administração do Banco Nacional Ultramarino. Foi Vice-Presidente de diversos bancos, Presidente da UNICRE e Administrador da SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços), além de outros cargos de destaque financeiro, tem do ainda dirigido o Gabinete de Macroeconomia do Gabinete de Estudos do BPA.

Atualmente, é assessor do Conselho de Administração da CGD e Coordenador do grupo de trabalho para a Reforma do Modelo de Supervisão Financeira.

Carlos Alves é licenciado, mestre e doutor em Economia, pela Universidade do Porto. É professor associado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É o Presidente do Conselho Académico da Porto Business School, onde também leciona.

É membro do Research Center in Economics and Finance CEF.UP, e autor de mais de 70 publicações, incluindo livros, capítulos de livros, working papers e artigos científicos.

Foi membro do Gabinete de Estudos da Bolsa de Valores do Porto, Diretor do Instituto do Mercado de Capitais e colaborou com o XIII Governo Constitucional.

Foi ainda Presidente da Comissão de Fiscalização do Instituto Nacional de Estatística, membro da Direção da Associação Portuguesa de Analistas Financeiros e do Conselho de Administração do Instituto Português de Corporate Governance. Integrou a comissão que redigiu o Livro Branco Sobre Corporate Governance em Portugal.

Entre julho de 2008 e dezembro de 2016 foi membro do Conselho de Administração da CMVM, cargo que igualmente tinha desempenhado no final dos anos 90. Foi Presidente do Committee for Economic and Markets Analysis da European Securities and Markets Authority (ESMA), participou no Supervisory Board da ESMA, e foi membro do Conselho Geral do European Systemic Risk Board.

Segundo o diretor do ISCA-UA, Prof. Carlos Picado, “Este ciclo de seminários será certamente uma oportunidade única para se verem discutidos temas relevantes e atuais com pessoas detentoras de um vasto conhecimento, tanto teórico como prático”.

O evento é gratuito, mas os participantes interessados deverão inscrever-se em http://www.ua.pt/isca/.

A participação no evento confere direito a certificado de presença.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias