conteúdos
links
tags
Campus
De primeiro aluno a primeiro Doutor
Pedro Sardo é o primeiro diplomado em Enfermagem pela ESSUA a tornar-se Doutor
Comunicação apresentada por Pedro Sardo distinguida com o primeiro prémio
Pedro Miguel Garcez Sardo é o nome do recém-doutorado em Ciências da Enfermagem. O atual docente da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA) pertenceu ao primeiro curso de licenciatura em Enfermagem da Escola e ao grupo dos primeiros enfermeiros graduados pela UA, sendo agora o primeiro deste grupo a obter o grau de Doutor.

Pedro Sardo é Enfermeiro no Serviço de Urgência e na Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) e Assistente Convidado na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.

"Pressure Ulcer (Risk) Assesment: Clinical Nursing Research" foi o tema da Tese de Doutoramento em Ciências de Enfermagem que apresentou ao Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto, a qual foi aprovada em 8 de maio de 2017, por unanimidade e com distinção. 

A tese teve como objetivo geral conhecer a magnitude do problema das úlceras por pressão em pessoas internadas num hospital português, e foi composta por vários artigos que refletiram esta problemática sobre diferentes perspetivas, nomeadamente:

- Avaliação do risco de úlcera por pressão e Avaliação da pele;

- Prevalência e Incidência de úlceras por pressão;

- Fatores de risco modificáveis e não modificáveis;

- A influência das dimensões da Escala de Braden no desenvolvimento de úlceras por pressão.

Este trabalho representa um contributo para a Prática Baseada na Evidência, demonstrando que para além da avaliação do risco de desenvolvimento de úlceras por pressão através de escalas devidamente validadas, é fundamental que os enfermeiros utilizem o juízo clínico para incorporem outras variáveis na avaliação das pessoas hospitalizados, no sentido de  poderem desenvolver intervenções de enfermagem ajustadas às necessidades específicas de cada pessoa a quem prestam cuidados.

Esta tese, contou com a participação ativa de profissionais de saúde do CHBV e de investigadores da UA, foi orientada pela Professora Doutora Elsa  Melo, docente da ESSUA e Coorientada pelo Professor Doutor Paulo  Machado, da Escola Superior de Enfermagem do Porto.

 Parabéns Pedro! Parabéns ESSUA!

imprimir
tags
outras notícias