conteúdos
links
tags
Concursos e Prémios
Criatividade na resolução de problemas do dia-a-dia
Concurso Make creative
A Universidade de Aveiro, através do Departamento de Comunicação e Arte e dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia, no âmbito do projeto American Corner MediaLab, promove o Concurso “Make Creative” com vista à concretização e ao desenvolvimento de ideias criativas e inovadoras, que estimulem a conceptualização e a materialização de objetos que possam resolver problemas concretos do dia-a-dia, recorrendo à modelação e prototipagem com impressão 3D. O concurso Make Creative decorre entre os dias 30 de abril e 28 de junho de 2017.

Objetivos

O Concurso “Make Creative” tem por objetivo a apresentação pelo candidato de um protótipo que resolva um problema identificado pelo próprio, de forma diferenciada e inovadora e com potencial de aplicabilidade. Visa apoiar as ideias mais inovadoras, potenciando o espírito colaborativo e empreendedor do candidato, bem como: a)  Apoiar a comunidade na concretização de ideias criativas; b)  Promover a interdisciplinaridade; c)  Promover a cooperação; d)  Utilizar os recursos humanos e tecnológicos disponibilizados pelo American Corner MediaLab da Universidade de Aveiro; e)  Incentivar o desenvolvimento de ideias que possam solucionar dificuldades sinalizadas/identificadas.

Candidatos

São admitidos ao Concurso “Make Creative” estudantes de qualquer ciclo de estudos da Universidade de Aveiro ou externos desta, concorrendo em equipa constituída por um mínimo de dois e um máximo de quatro elementos. Cada equipa candidata só pode integrar até um elemento externo.

O concurso Make Creative é constituído por três fases:

Fase I30 de abril a 17 de maio

› Submissão de Candidaturas:

  • A candidatura pode ser apresentada em suporte papel, até uma folha A4 e ou em vídeo com uma duração máxima de três minutos.
  • A candidatura é obrigatoriamente acompanhada da ficha de candidatura que contem a apresentação da ideia, disponível em https://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/makecreative.
  • As candidaturas devem ser dirigidas ao Reitor da Universidade de Aveiro e enviadas para o endereço eletrónico, soliveira@ua.pt.
  • As ideias admitidas a concurso devem ser originais, sendo os seus candidatos responsáveis, em todos os termos legais, pela sua originalidade e autoria.

› Pré-seleção e comunicação dos cinco projetos selecionados para a Fase II – 15 a 17 de maio.

Fase II

18 de maio a 23 de junho de 2017

› Período de trabalho no AC Media Lab, desde o 1.º Protótipo, prova de conceito à implementação e refinamento do protótipo 3D.

Fase III

28 de junho de 2017

› Apresentação final dos projetos e comunicação dos vencedores.

Esta informação não dispensa a consulta do regulamento do concurso - http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/makecreative.

Mais informação: soliveira@ua.pt

imprimir
tags
evento relacionado