conteúdos
links
tags
Cultura
Dia 26 de abril, pelas 18h30, no Auditório do DeCA
ENTREculturalidades/INTERtextualidades em concerto
Na quarta-feira, 26 de abril, pelas 18h30, será apresentado em concerto do Performa Ensemble o projeto ENTREculturalidades/INTERtextualidades. O concerto será apresentado por um dos ensembles mais representativos da interpretação de música contemporânea em Portugal, o Performa Ensemble (David Lloyd, viola de arco/violino; Helena Marinho, piano; Jaroslov Mikus, violoncelo; Jorge Salgado Correia, flautas), e comentado pela compositora Sara Carvalho. Entrada livre.

O projeto organiza-se à volta da temática do cruzamento de culturas e da resultante intertextualidade em música. Assim, propôs-se, a 8 compositores portugueses de diversas gerações: Fernando Lapa (1950), João Pedro Oliveira (1959), Miguel Azguime (1960), Evgueni Zoudilkine (1965), Sara Carvalho (1970), Ricardo Ribeiro (1971), Nuno Figueiredo (1982), e Ângela da Ponte (1984), a criação de uma obra musical que incorpore elementos das culturas das diásporas africanas residentes em Portugal, ou seja, que cite ou trabalhe aspetos específicos dessas culturas.

Desta reflexão artística resulta que cada uma destas novas composições abre um espaço de reconhecimento das culturas africanas revisitadas e, em última instância, de reconhecimento da sua dignidade.O concerto será apresentado por um dos ensembles mais representativos da interpretação de música contemporânea em Portugal, o Performa Ensemble (David Lloyd, viola de arco/violino; Helena Marinho, piano; Jaroslov Mikus, violoncelo; Jorge Salgado Correia, flautas), e comentado pela compositora Sara Carvalho.

imprimir
tags
evento relacionado