conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Primeira edição da SCoRE com inscrições abertas até 31 de maio
CIDTFF - UA lança escola de outono internacional em Comunicação de Ciência para investigadores da área da Educação
CIDTFF - UA lança escola de outono internacional em Comunicação de Ciência para investigadores da área da Educação
O Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF) do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro vai promover uma escola de outono internacional para investigadores da área da Educação, interessados em melhor comunicar a sua atividade científica a diferentes públicos. Este pioneiro curso intensivo intitula-se “SCoRE: Science Communication for Researchers in Education: how to do it successfully” e decorrerá entre 5 e 10 de novembro, trazendo à UA um conjunto de reputados especialistas na área de Comunicação em Ciência. O número de participantes é limitado, devendo os interessados inscrever-se até 31 de maio.

Educação e sustentabilidade são dois conceitos-chave no mundo atual. Contudo, será que os investigadores em Educação promovem a sustentabilidade da sua investigação e seus resultados? Para ser sustentável, a investigação em Educação deverá ser compreensível, acessível, aplicável e, mais importante, um tópico de discussão fora da comunidade científica.

Organizada por um grupo de oito bolseiros do CIDTFF, esta escola de outono tem como objetivo desenvolver nos seus participantes (20 investigadores na área da Educação) competências em Comunicação de Ciência, recorrendo a diferentes canais e ferramentas tecnológicas.

Ao longo de seis dias de formação intensiva, os participantes terão a oportunidade de desenvolver as suas competências com vista a elaborar comunicados de imprensa, infografias e pequenos vídeos para divulgação em diferentes canais de comunicação (jornais, YouTube, Facebook), de modo a chegar a diferentes públicos (professores, educadores, formadores na área da Educação, decisores políticos, e público em geral).

A formação será assegurada por um grupo de seis formadores experts em Comunicação de Ciência, com diferentes perfis profissionais, do meio académico e não académico, sendo os participantes acompanhados diariamente por membros da Comissão Científica do evento (professores e bolseiros de Pós-Doutoramento do CIDTFF). Na lista de keynote speakers encontram-se nomes como Malcolm Love (ex-colaborador da BBC), Aitor Eguinoa (Universidade de Navarra), Joana Lobo Antunes (Universidade NOVA de Lisboa), António Granado (Universidade Nova de Lisboa), Alexandre Gamela (Jardim Botânico de Coimbra) e Nuno Barbosa (Universidade de Aveiro).

Para além da componente teórico-prática, o programa da SCoRE’2017 contempla espaços informais de convívio e um evento social. No primeiro dia, o acolhimento dos participantes e a sessão de abertura terão lugar na Fábrica Centro de Ciência Viva, parceira do evento.

Os interessados em participar na 1.ª edição da SCoRE deverão submeter um resumo da sua atividade de investigação e uma carta de motivação até 31 de maio.

O programa completo desta escola de outono internacional, assim como todas as restantes informações estão disponíveis em http://autumnschool.web.ua.pt/

Mais informações: de-score2017@ua.pt

 

 

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias