conteúdos
links
tags
Desporto
Iniciativa da AAUAv e da FADU vai envolver cerca de dois mil atletas
Campeonatos Nacionais Universitários voltam a Aveiro dez anos depois
Daniel Monteiro, presidente da FADU, Xavier Vieira, presidente da AAUAv, Reitor da UA e presidente da Câmara
Parcerias estabelecidas, tudo se conjuga para receber a fase final dos Campeonatos Nacionais Universitários em 2018. Trata-se de um reconhecimento da gestão do desporto realizada pela Associação Académica da UA (AAUAv) e da aposta que a Academia tem feito nesta área, salientou o presidente da FADU. Dez anos depois, estas provas nacionais regressam à UA e à sua cidade, local onde foi constituída a Federação de Desporto Universitário (FADU), em 1990.

“É com muito agrado com a UA recebe este evento”, uma iniciativa da AAUAv e da FADU, salientou o Reitor da UA, Manuel António Assunção, afirmando logo de seguida que se trata de uma atribuição “muito justa”, particularmente, tendo em conta a “atenção acrescida, em conjunto com a Associação Académica da UA (AAUAv), que a Academia Aveirense tem dedicado ao desporto, enquanto promotor de um melhor crescimento do estudante e da sua saúde física e mental, e também como fator de atratividade da própria Universidade.”

A UA, referiu ainda o Reitor, tem vindo a consolidar a prática das modalidades desportivas que são promovidas pela AAUAv, nomeadamente com a medida mais recente que foi a criação das bolsas de mérito desportivo, assim como através da reabilitação, readaptação, reapetrechamento e construção de equipamentos novos.

Reconhecimento pelo trabalho no desporto universitário

Também presente na conferência de imprensa de apresentação da fase final dos CNU 2018, o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, entidade que compõe o quarteto dos principais parceiros do evento (AAUAv, FADU, UA e autarquia), saudou o presidente da FADU pela decisão de trazer o evento para Aveiro e destacou os múltiplos significados da decisão. Um deles, explicitou Ribau Esteves, tem a ver com a aposta no desporto que tem mobilizado a Academia e envolvido diversas instituições do município. O outro com a importância da diversificação de locais onde decorrem os CNU.

Ao explicar a decisão de escolher Aveiro como sede da fase final dos CNU, Daniel Monteiro, presidente da FADU, referiu a intenção de “novas academias se poderem afirmar recebendo este tipo de eventos, ajudando a consolidar um legado para o futuro como motor para o desenvolvimento da prática desportiva no seio da UA. Afeta a esta parceria, acrescentou, está a requalificação de instalações e a construção de outras instalações desportivas. O presidente da FADU explicou ainda que a decisão é um reconhecimento pelos trabalhos das recentes direções da AAUAv na afirmação do desporto como matriz essencial, não só da AAUAv, mas também da Universidade. Por outro lado, Daniel Monteiro, salientou o facto de ser a AAUAv a assumir a gestão do desporto universitário na UA, fazendo dele “um projeto de e para os estudantes”.

O exemplo da Academia Aveirense

Salientando o “exemplo” que a Academia aveirense dado quanto ao que “os estudantes podem fazer no desporto”, o presidente da AAUAv sublinhou os frutos, no plano competitivo, no plano recreativo e na atratividade da Academia, da aposta a este nível. Entre os parceiros da candidatura apresentada à FADU, para além das entidades referidas, Xavier Vieira não esqueceu: o Clube Desportivo de S. Bernardo, Futebol Clube do Bonsucesso, Alavarium Andebol Clube de Aveiro, CENAP, Clube do Povo de Esgueira, Associação Desportiva de Taboeira, Clube de Voleibol de Aveiro, Casa do Benfica de Aveiro, Sport Clube Beira Mar, Clube dos Galitos. O representante dos estudantes salientou ainda o apoio de todas as associações de apoio às modalidades que existem na região.

O Reitor da UA deixou uma sugestão à organização dos CNU 2018: aumentar o número de modalidades representadas no evento, acrescentado o ciclismo - e não apenas o BTT que já existe -, tendo em conta que a região dispõe do Velódromo de Anadia/Sangalhos.

A fase final dos CNU decorrem entre 14 e 27 de abril de 2018.

imprimir
tags
outras notícias