conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 10 de abril
Bolsa de Pós-doutoramento na área da Física
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de pós-doutoramento, no âmbito do Programa Integrado de I&D SusPhotoSolutions - Soluções Fotovoltaicas Sustentáveis, CENTRO-01-0145-FEDER-000005, com o apoio financeiro do Programa Operacional Regional do Centro (Centro2020), através do FEDER, no âmbito do novo acordo de parceria PT2020.

Área Científica: Física; Engenharia Física ou áreas afins.

 

Requisitos de admissão:

  • Doutoramento em Física, Engenharia Física, ou áreas consideradas afins;
  • Autoria de pelo menos 5 publicações em revistas científicas classificadas no Science Citation Index (SCI) na área, nos últimos cinco anos;

 

Requisitos preferenciais:

  • Experiência de investigação na caracterização ótica, nomeadamente, espectroscopia de absorção UV/Visível/NIR, fotoluminescência, utilização de esferas integradoras, elipsometria, demonstrável com autoria de artigos publicados em revistas indexadas no SCI.
  • Desenvolvimento de protótipos; demonstrável em patentes ou artigos publicados em revistas indexadas no SCI.
  • Desenvolvimento de interfaces em Matlab® para aquisição (controle e monitorização) e tratamento de dados;
  • Dissertação de Doutoramento em temas relevantes para as atividades indicadas;
  • Preferência a recém Doutorados.

 

Plano de trabalhos: Participação na Atividade 3 (Concentradores solares luminescentes, LSCs, leves e flexíveis à base de proteínas, contendo cromóforos que imitam a fotossíntese natural) e Tarefas 3.3 (Caracterização geral das camadas opticamente ativas), 3.4 (Modelação da interação corante-hospedeiro e da propagação da luz dentro dos LSCs), 3.5 (Produção e caracterização de LSCs de comprimento curto), 3.6 (Produção de LSCs longos (comprimento da ordem do metro), 3.7 (Desenvolvimento do protótipo), visando fabricar LSCs cilíndricos e longos (comprimento da ordem do metro), leves e flexíveis baseados em fibras óticas de PMMA oticamente ativas com valores do fator de concentração elevados, usando materiais híbridos orgânicos-inorgânicos incorporando ficobiliproteínas, iões de lantanídeos (Ln3+) e corantes.

 

Especificamente o plano prevê:

-         Estudo das propriedades óticas dos materiais híbridos por absorção na região UV-Vis-NIR, fotoluminescência e elipsometria espectroscópica.

-         Desenvolvimento de um simulador baseado no método de Monte Carlo para estimar o desempenho dos LSCs como função da geometria e das propriedades óticas da camada ativa.

-         Produção e caracterização (eficiência de conversão ótica e curvas I-V características dos dispositivos fotovoltaicos) de LSCs de comprimento curto.

-         Produção e caracterização de LSCs baseados em fibras revestidas ou em fibras ocas longas.

-         Teste dos LSCs sob condições padrão.

-         Produção de protótipos. Teste em condições reais de utilização.

-         Participação na elaboração de relatórios de progresso e de artigos científicos sobre o trabalho desenvolvido.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório Associado CICECO e no Departamento de Física da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica dos Professores Doutores Luis Dias Carlos e Maria Rute Ferreira André.

 

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto em Abril de 2017, eventualmente renovável até ao limite do prazo de execução do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1495 €, conforme tabela de valores das bolsas constante do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio. A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

A.    Avaliação curricular – com valoração de 100%, que será realizada de acordo com os seguintes critérios:

•       Currículo académico em área adequada, em conformidade com os requisitos de admissão (40%);

•       Currículo técnico-científico e experiência comprovada nas temáticas indicadas como condições preferenciais (40%);

•       Currículo técnico-científico e experiência comprovada em outras áreas relevantes para o desenvolvimento do programa de trabalhos (20%)

 

Se necessário para comprovar o mérito dos candidatos realizar-se-á uma entrevista, aos três candidatos mais bem classificados na avaliação curricular.

 

B.    Entrevista que avaliará cada candidato admitido, nos seguintes domínios:

•       Conhecimentos específicos relevantes para a execução do plano de trabalhos a desenvolver (70%);

•       Capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal (15%);

•       Domínio oral da língua portuguesa e inglesa (15%).

 

Caso não seja realizada a Entrevista, a avaliação final será correspondente somente à Avaliação curricular.

Caso seja realizada a Entrevista, a avaliação final será executada de acordo a seguinte ponderação:

•       60% Avaliação curricular;

•       40% Entrevista.

 

O concurso será encerrado se nenhum dos candidatos se revelar adequado.

 

Composição do Júri de Selecção: Presidente do júri: Doutor Luís Carlos, Professor Catedrático da Universidade de Aveiro; Vogais: Doutora Rute André, Professora Associada, e Doutor João Rocha, Professor Catedrático, ambos da Universidade de Aveiro.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por pontuação final obtida, afixada em local visível e público do Edifício dos Laboratório Tecnológicos (CICECO) da Universidade de Aveiro, sendo todos os candidatos notificados através de e-mail.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 28 de Março a 10 de Abril de 2017.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta/e-mail de candidatura, utilizando o formulário de candidatura a bolsas de investigação disponível em https://www.ua.pt/sgrhf/PageText.aspx?id=15032, acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado, datado e assinado, e Certificado(s) de Habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas, dirigidas ao Presidente do Júri, devem ser enviadas, obrigatoriamente, através de correio eletrónico para o endereço lcarlos@ua.pt, com indicação da referência do projeto no assunto, da seguinte forma: Projeto CENTRO-01-0145-FEDER-000005 - Bolseiro de Pós-Doutoramento Refª Pos-Doc4 e acompanhada dos documentos referidos anteriormente.

imprimir
tags
outras notícias