conteúdos
links
tags
Bolsas
Projecto “NewSOL - New StOrage Latent and sensible concept for high efficient CSP Plants”
Concurso para contratação de bolseiro de investigação doutorado
De 17 a 30 de março, encontra-se aberto concurso para contratação de um doutorado no âmbito do projecto “NewSOL - New StOrage Latent and sensible concept for high efficient CSP Plants” (Grant agreement no: 720985) / Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P., financiado pelo H2020.

1. Área Científica: Energia

2. Requisitos de Admissão: Doutoramento em Engenharia Mecânica, Engenharia Física ou outro ramo de engenharia análoga.

3. Requisitos Mínimos: Doutoramento nos domínios identificados

4. Fatores de Preferência: Pretende-se simular sistemas de armazenamento de energia térmica a alta temperatura em regime transiente de onde decorre anecessidade de experiência em simulação numérica com recurso a dinâmica de fluídos computacional (CFD) na aplicação Fluent, bem como experiência comautonomia em criação de malhas volumétricas em Design Modeller. Experiência de trabalho com ciclos termodinâmicos, nomeadamente Rankine, transmissãode calor por envolvente opaca incluindo processo convectivo e produção de energia solar térmica com sistemas de concentração.

5. Plano de Trabalho: Pretende-se que o candidato venha a realizar trabalho de investigação científico-tecnológica no âmbito do WP2 do projecto, numaprimeira fase, nomeadamente na identificação dos parâmetros a considerar para a simulação numérica e sua definição, de onde se destacam os valoresmáximos e mínimos de caudal de carga do TES, bem como o caudal nominal de descarga; e quais os materiais a considerar como HSM e sua distribuição, bemcomo qual o HTF; e no âmbito do WP5, numa segunda fase, através da construção da malha computacional, com possibilidade de modificação do papel dedeterminadas zonas interiores e a definição do modelo computacional, com ênfase no tipo de escoamento (com ou sem influência do efeito parietal), natransmissão de calor através da envolvente e na optimização do sistema de armazenamento, de onde se destaca a definição do ciclo diário de funcionamento.

6. Legislação e Regulamentação Aplicável: Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterada peloDecreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da FormaçãoAvançada e Qualificação de Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, n.º 326/2013, de 27 de Agosto(http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

7. Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido na UES (Unidade de Energia Solar) do LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia, sob aorientação científica do Doutor Pedro Azevedo.

8. Duração da Bolsa: A Bolsa com início previsto em 3 de Abril de 2017, terá a duração de 12 meses, eventualmente renovável até um período máximo de 24meses.

9. Valor do Subsídio de Manutenção Mensal: O montante da bolsa corresponde a € 1 495,00 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas pela FCT, I.P.no País, sendo paga mensalmente através de transferência bancária.

10. Documentos de Candidatura: Ficha de candidatura (http://www.lneg.pt/lneg/colaborar); Carta de apresentação e motivação com indicação daadequação aos requisitos do concurso (fatores de preferência e plano de trabalhos); Certificado(s) de habilitações; Curriculum vitæ.

11. Critérios de Avaliação: A seleção do Bolseiro basear-se-á nos seguintes critérios, por ordem decrescente de importância:

a) Adequação e mérito do curriculum académico do/a candidato/a tendo em conta a área de abertura de concurso;

b) Experiência anterior relevante (incluindo trabalhos publicados na área);

c) Entrevista (apenas aos candidatos seleccionados com base nos critérios a e b).

A classificação dos candidatos será efetuada utilizando a seguinte fórmula:

Total: 0,40×A+0,30×B+0,30×C

em que:

A é a classificação entre 0 e 5 obtida no ponto 11.a;

B é a classificação entre 0 e 5 obtida no ponto 11.b;

C é a classificação entre 0 e 5 obtida no ponto 11.c.

12. Composição do Júri: Doutor Hélder Perdigão Gonçalves (Presidente); Engº João Farinha Mendes, Doutor Pedro Azevedo (Vogais efetivos); Doutora MariaJoão Carvalho (Vogal suplente).

13. Forma de Publicitação/Notificação: Os/As candidatos/as serão notificados por escrito, via correio electrónico, da recepção da candidatura assim comoposteriormente, da decisão do Júri de Seleção. Os candidatos para eventual entrevista serão notificados por escrito, via correio eletrónico. Durante o período doconcurso os candidatos deverão consultar diariamente o correio eletrónico indicado para se manterem informados sobre o seu desenrolar. Os resultados finaisda avaliação serão ainda publicitados através de lista ordenada por nota final obtida, afixada no átrio do campus de Alfragide do LNEG, sito na Estrada daPortela – Zambujal – Alfragide.

14. Prazo de Candidatura : o concurso encontra-se aberto de 17 a 30 de março de 2017.

A candidatura deverá ser dirigida a: LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P., Estrada da Portela – Zambujal – Alfragide, Apartado 7586, 2720-866 Amadora ou por e-mail: ngeedital.candidaturas@lneg.pt

imprimir
tags
outras notícias