conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 23 de março, a partir das 10h15, no Anfiteatro do Departamento de Física
DFis desvenda os segredos das nuvens em Dia Mundial da Meteorologia
Quer compreender as nuvens? O Departamento de Física vai explicar
No Dia Mundial da Meteorologia o Departamento de Física (DFis) da Universidade de Aveiro (UA) vai revelar os segredos das nuvens. “Como compreender as nuvens” é mesmo o tema da jornada comemorativa que abordará a importância e os diferentes sistemas de monitorização das nuvens e o impacto que estas têm na qualidade das previsões numéricas do estado do tempo e, consequentemente, nas atividades económicas. O encontro é aberto ao público em geral e decorre a dia 23 de março, no Anfiteatro do DFis.

Celebrado a 23 de março para comemorar o estabelecimento, em 1950, da Organização Meteorológica Mundial (OMM) como agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) para a meteorologia, hidrologia e ciências geofísicas, anualmente o Dia Mundial da Meteorologia tem um tema associado. O deste ano quer “Compreender as Nuvens”

Para assinalar a data, o Núcleo de Estudantes da Licenciatura em Meteorologia, Oceanografia e Geofísica e o DFis promovem uma jornada comemorativa aberta à sociedade, onde o tema de reflexão será focado na importância da monitorização das nuvens, diferentes sistemas de monitorização, impacto das nuvens na qualidade das previsões numéricas do estado do tempo e consequentemente nas atividades económicas. Em destaque estará a utilização de satélites de observação e sky cameras para monitorização da nebulosidade, e a importância de determinação precisa do índice de nebulosidade na produção de energia solar e na qualidade das previsões do estado do tempo.

Este evento comemorativo terá lugar no Anfiteatro do Departamento de Física, no dia 23 de março, e será concretizado através da realização na parte da manhã de uma mesa redonda promovendo a discussão entre especialistas nesta área, e na parte da tarde serão transmitidas em direto as celebrações organizadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, onde se inclui uma palestra pela Diretora do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (ECMWF) (ver http://goo.gl/wDl2Fa).

Programa:

Manhã

10h15 _ Sessão de abertura - Prof. José Fernando Mendes (Vice-Reitor da UA)

10h30 _ Dr. Carlos Santos e Eng. Rui Pereira - MEGAJOULE

“A importância das nuvens nas estimativas de produção de centrais fotovoltaicas e solar-térmicas”

11h00 _ Eng. Rui Pestana - Redes Energéticas Nacionais 

“O uso de sky cameras em Portugal dedicadas à avaliação do índice de nebulosidade para a previsão de energia solar”

11h30 _ Coffee Break

12h00 _ Doutora Isabel Trigo – IPMA

"Satélites de observação da Terra: monitorização das nuvens’’

12h30 _ Mesa redonda com todos os oradores (Moderador: Prof. João Miguel Dias - diretor do DFis)

13h00 _ Sessão de encerramento

Tarde

15h00 _ Sessão de abertura

15h20 _ Florence Rabier - ECMWF

“25 Years of Ensemble prediction at European Centre for Medium-Range Weather Forecasts”

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias