conteúdos
links
tags
Campus
Projecto ActYouth EU
UA participa em formação internacional no contexto do Projeto Erasmus + ActYouth EU
UA participa em formação internacional no contexto do Projeto Erasmus + ActYouth EU
A Universidade de Aveiro (UA) esteve representada por Isabel Dimas, professora na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) e por Eva Andrade, Gestora Sénior de Projetos da UATEC, numa atividade de formação internacional, no âmbito do projeto ActYouth EU, que teve lugar na Universidade Europeia do Chipre, em Nicósia.

Foram cinco dias de formação intensiva, na qual estiveram presentes representantes de todas as entidades parceiras do projeto ActYouth EU, liderado, na UA, por Marlene Amorim, professora no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT). O objetivo principal desta atividade foi a obtenção de novas ferramentas e metodologias que irão promover o desenvolvimento de competências transversais nos alunos e diplomados das diferentes instituições de ensino.

Após a realização de um estudo, pelo qual a Universidade de Aveiro foi responsável, foram identificadas as competências empreendedoras mais procuradas pelas entidades empregadoras, bem como os programas de formação que melhor possibilitam o desenvolvimento de competências transversais de empreendedorismo.

Os resultados deste estudo permitiram desenhar um conjunto de 10 módulos de formação que abrangem áreas como a Tolerância ao Stress, Gestão de Conflitos, Orientação para o Cliente, Comunicação e TIC. No decorrer deste período foram várias as metodologias e ferramentas partilhadas, com vista a promover a melhoria das competências transversais dos alunos/diplomados.

Ainda no decorrer desta semana, os participantes tiveram a oportunidade de testar e dar feedback à ferramenta TIC para avaliação de competências, bem como ao jogo de simulação online, que irá proporcionar aos estudantes e graduados as ferramentas necessárias para melhorar as suas competências empreendedoras e transversais. A fase seguinte do projeto consistirá na realização de um teste piloto em todos os países parceiros que permitirá ajustar os outputs do projeto, em função do feedback dos formadores e dos formandos.

O ActYouth EU - From Theory to Action é um projeto Europeu financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Erasmus+, que tem como principal objetivo desenvolver um sistema com o propósito de reconhecer, avaliar e desenvolver competências transversais de jovens, estudantes e graduados.

Para mais informação acerca do desenvolvimento do projeto poderão consultar-se o website do ActYouth em http://www.actyouth.eu/en/ ou o facebook em https://www.facebook.com/ActYouth-EU-From-Theory-to-Action-1662197210730155/?ref=ts&fref=ts

imprimir
tags
outras notícias