conteúdos
links
tags
Bolsas
Bolsas de investigação em várias áreas da Engenharia e Robótica
O INESC TEC aceita candidaturas, durante o mês de março, a várias bolsas de investigação.

Referência: AE2017-0040 (CORAL-SENSORS-1 - CRAS) Descrição do Trabalho: Estudo e desenvolvimento de métodos de visual odometry and SFM, "feature" and/or "dense" based para aplicação em robôs de inspeção de infraestruturas subaquáticas. Visa o desenvolvimento e implementação hardware e software de um protótipo e sua validação em ambiente de simulação e de campo.

Referência: AE2017-0043 (E2Web - CESE) Descrição do Trabalho: Este projeto olha para a crescente complexidade e incerteza nos avanços tecnológicos, cadeias de valor relacionadas e configurações de negócio na aeronáutica moderna. É motivado pela recente instalação da Embraer em Évora, Portugal.

Referência: AE2017-0044 (SIDENAV - CRAS) Descrição do Trabalho: Realizar atividades relativas ao desenvolvimento e implementação de sistemas robóticos para a monitorização do nMar Profundo.

Referência: AE2017-0046 (ESGRIDS - CPES) Descrição do Trabalho: Identificação e desenvolvimento de procedimentos e metodologias que permitam conferir à rede de distribuição maiores condições de resiliência face a eventos críticos. Para tal será explorado o conceito de micro-rede, em particular a sua capacidade de operação em modo isolado e de permitir a exploração local de procedimentos de reposição de serviço.

Referência: AE2017-0047 (VR2Market-1 - CESE)  Descrição do Trabalho: Este projeto explora as sinergias entre as tecnologias vestíveis inovadoras, redes de sensores distribuídos e localização precisa de forma a fornecer serviços seguros, confiáveis e eficazes de informação a profissionais de primeira resposta em situações de emergência. O projeto tem como objetivo consolidar a tecnologia desenvolvida e paralelamente efetuar a validação do conceito de negócio e definir a estratégia de operações de forma a definir o caminho desde o protótipo a um produto.

Referência: AE2017-0048 (SMILES - HASLAB) Descrição do Trabalho: Software criptográfico apresenta-se como alvo particularmente desafiante no contexto da verificação de programas, impondo fortes requisitos nas garantias de correcção funcional e de segurança. O propósito deste projecto é o de explorar avanços recentes em sistemas de verificação formal, com particular ênfase nos sistemas Coq, F* e EasyCrypt, na análise de implementações criptográficas.

Referência: AE2017-0051 (NanoStima-RL3-2 - CSIG) Descrição do Trabalho: Desenho de soluções arquitetónicas escaláveis de sistemas de média e larga escala, particularmente na integração de sensores, atuadores e nós de processamento (a chamada Internet das Coisas) em contextos tecnológicos heterogéneos. Desenho e conceção de métodos distribuídos de auditoria de acesso a dados baseados em tecnologia BlockChain. Aplicação dos últimos avanços em Sistemas Distribuídos e na Nuvem, particularmente práticas de DevOps.

Referência: AE2017-0056 (NanoStima-RL3 - CRACS) Descrição do Trabalho: Proposta de um sistema, em tempo real, de gestão de atributos de identidade e autorização centrados no utilizador com recurso a smartphones. O smartphone é reconhecido como essencial para aumentar a segurança e privacidade e pode desempenhar um papel crucial em sistemas de eID centrados no utilizador.

Referência: AE2017-0057 (PERSONA-1 - CESE) Descrição do Trabalho: O trabalho a realizar consiste na investigação e desenvolvimento de uma plataforma de conmputação de alto desempenho (Big Data) para suportar algoritmos de data mining para business intelligence e/ou sistemas de recomendação/user profiling, baseados em grandes quantidades de dados provenientes da interação de utilizadores de quiosques digitais interativos.

imprimir
tags
outras notícias