conteúdos
links
tags
Divulgação de Ciência
Este sábado, depois das 15h00, na Antena 1
Saúde, Engenharia Civil e Física no Click deste sábado
Antena 1
Uma investigação que reúne cientistas, médicos, indústria farmacêutica e tecnológica na busca de biomarcadores moleculares para várias doenças, uma ferramenta de apoio à gestão costeira e mais um episódio da rubrica "Horizonte Aparente" preenchem o Click desta semana, o programa radiofónico da UA transmitido aos sábados depois das notícias das 15h00, na Antena 1.

Cientistas, médicos, indústria farmacêutica e tecnológica estão empenhados em encontrar biomarcadores moleculares para várias doenças. No âmbito de um projeto europeu, 14 especialistas estão a receber formação para aplicar a espetrometria de massa no diagnóstico de patologias como a diabetes, as doenças cardiovasculares e a obesidade. Rosário Domingues, investigadora no Departamento de Química, revela que se pretende aplicar esta técnica em contexto clínico. 

Na rubrica “Horizonte Aparente”, Carlos Herdeiro, docente no Departamento de Física da Universidade de Aveiro, destaca o poder de sedução do Cosmos, que continua a ser uma fonte inesgotável de perguntas ainda sem resposta.

Investigadores do Departamento de Engenharia Civil, estão a desenvolver uma ferramenta de apoio à gestão costeira. Carlos Coelho explica que o objectivo é identificar em cada praia, num horizonte temporal de 15 a 20 anos, qual a intervenção com melhor custo benefício para travar o recuo da linha de costa.

imprimir
tags
outras notícias