conteúdos
links
tags
Campus
Ação do Núcleo de Estudantes de Biologia da Associação Académica
Estudantes de Biologia participam no Censo de Aves no Parque Natural Litoral Norte
Equipa dos censos de Invernantes 2017
Os Amigos da Montanha em colaboração com o Núcleo de Estudantes de Biologia da Associação Académica da Universidade de Aveiroda, realizaram no último fim de semana uma ação ambiental no terreno, concretizando o seu primeiro censo de Aves, em conjunto, no Parque Natural Litoral Norte.

Neste censo foram identificadas mais de 50 espécies das quais 23 eram de aves invernantes, sendo que uma delas, a águia-pesqueira, é classificada como espécie em risco alto de extinção a curto prazo (ICNF). Nas aves residentes identificadas, especial destaque ao casal de Açor, espécie classificada com risco alto de extinção a médio prazo. No total foram identificados mais de 820 indivíduos de cerca de 53 espécies em três tipos de habitat (estuário, praia e floresta).

Este censo veio não só reforçar a potencialidade da região para o Turismo de birdwatching mas também para a importância de conservar e proteger os diferentes habitats, cada vez mais ameaçados na região.

Esta foi uma das primeiras ações calendarizadas no âmbito do programa ambiental BiodiverCidade da Associação Amigos da Montanha e contou com o empenho e esforço de toda a equipa que, mesmo quando as condições atmosféricas não foram favoráveis, mantiveram o entusiasmo e profissionalismo exigido.

A equipa de voluntários foi constituída por André Couto, Carolina Ventura, Cristina Barbosa, Diego Alves, Guilherme Teixeira, João Alves, Miguel Monteiro, Ruben Arede e Telmo Correia, pelo Núcleo de Estudantes de Biologia, Carlos Rio, Naturalista e fotógrafo, e pelos elementos dos Amigos da Montanha, Joana Soto, José Gonçalves e Susana Arantes.

Esta ação contou ainda com o apoio da Câmara Municipal de Esposende e de investigadores do Departamento de Biologia da UA.

imprimir enviar a um amigo
tags
outras notícias