conteúdos
links
tags
Cultura
Encontro marcado com a rubrica de jazz mais antiga da rádio portuguesa dia 21 de fevereiro, na UA
UA assinala final das comemorações dos 50 anos de “Cinco Minutos Jazz”
A UA assinala dia 21 de fevereiro os 50 anos do Cinco Minutos Jazz
O final das comemorações de meio século da mais antiga rubrica de divulgação de jazz da rádio portuguesa vai ser na Universidade de Aveiro (UA), com a presença, como não poderia deixar de ser, do seu autor: José Duarte. Ou Jazzé Duarte, alcunha atribuída pelo seu primeiro mestre, Raúl Calado, tal é o apuro do seu ouvido para a música e a dimensão da dedicação ao jazz. O conjunto de eventos, dia 21 de fevereiro, inclui uma exposição de cartazes do acervo doado por José Duarte à UA, uma aula aberta, um concerto do coletivo LUME e uma Jam Session.

A exposição com dezenas de cartazes do acervo doado à UA por José Duarte, vai estar patente no átrio da Reitoria, de 21 de fevereiro, dia em que é inaugurada pelas 21h00, a 21 de março. A exposição, intitulada "Pare Escute Olhe", tem curadoria de Hélder Bruno, investigador do Instituto de Etnomusicologia-Centro de Música e Dança (INET-MD). Os cartazes de festivais e concertos, em Portugal e no estrangeiro, podem ser vistos também como a expressão gráfica de vários momentos do jazz e da sua evolução.

Sob o mote de um "Solo Improvisado", no mesmo dia, às 18h00, o próprio José Duarte dirigirá uma Aula Aberta, na Sala de Atos da Reitoria.

Sobre os LUME, escolhidos para fechar o programa de atividades das comemorações da rúbrica de divulgação “Cinco Minutos Jazz”, explica o dossier de imprensa do coletivo: “O Lisbon Underground Music Ensemble (LUME) é um projeto criado e dirigido por Marco Barroso. O ensemble de 15 instrumentistas é composto por alguns dos mais experientes músicos - no jazz e música erudita portugueses - e inspira-se na tradição da big band, mas atualiza esse discurso de forma inteligente e irónica, com uma mestria inigualável. A música de LUME combina a composição escrita com improvisação e viaja entre universos aparentemente tão distintos como o funk e a música textural, o boogie woogie e ambientes impressionistas… com requintes Zappianos!”. Feitas as apresentações, saiba-se que os LUME atuam a 21 de fevereiro, a partir das 21h30, no auditório da Reitoria da UA.

Segue-se uma Jam Session aberta a todos os amantes do jazz no átrio da Reitoria.

Todas as iniciativas de dia 21 de fevereiro têm entrada livre.

A rubrica "Cinco Minutos Jazz", de, e apresentado por, José Duarte, começou precisamente a 21 de fevereiro. Corria o ano de 1966 e a rádio que o transmitia era a Renascença. Passou pela Rádio Comercial e mantém-se, desde 1993, na RTP-Antena 1, com algumas incursões na RTP-Antena2 pelo meio.

imprimir
tags
veja também
 
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias