conteúdos
links
tags
Campus
Estreia em Portugal de evento que nasceu nos EUA é dia 4 de fevereiro
Projeto de estudantes da UA é um dos quatro selecionados para se apresentar no Aveiro Soup
Projeto de estudantes da UA é um dos quatro selecionados para se apresentar no Aveiro Soup
A proposta para melhorar e dar uma nova vida a Santiago, da autoria de um grupo de quatro estudantes do Mestrado em Planeamento Regional e Urbano da Universidade de Aveiro é um dos quatro projetos selecionados, entre os 24 recebidos, para se apresentar na 1ª edição do Aveiro Soup. Esta iniciativa que se estreia sábado, dia 4 de fevereiro, e já tem sala cheia, visa dar a conhecer e promover projetos que prometem ter impacto na comunidade local.

Um coletivo de Aveiro, constituído por cidadãos provenientes das áreas científicas, empresariais, sociais e culturais, organizou-se para dar origem ao primeiro evento SOUP em Portugal: um jantar onde se pretende dar a conhecer e promover projetos que prometem ter impacto na comunidade local.  

Esta iniciativa surgiu há seis anos em Detroit, nos Estados Unidos e estendeu-se, em larga escala, a outras comunidades e países. A organização quer agora implementá-la na cidade de Aveiro.

O evento AVEIRO SOUP, com o mote “MUDAR A CIDADE, SOPA A SOPA”, é um jantar coletivo onde serão apresentados quatro projetos, previamente selecionados, que visem dinamizar iniciativas em benefício da comunidade aveirense. Durante o repasto, os participantes poderão colocar questões aos promotores dos projetos e votar na proposta que lhes pareça mais relevante.

O jantar tem data marcada para o dia 4 de fevereiro e a participação é aberta a todos os cidadãos, estando no momento mais de 250 pessoas inscritas.

A inscrição tem um custo de 5€ por pessoa, valor que irá constituir o prémio final da proposta que sair vencedora, com o objetivo de contribuir para a sua implementação. Para além do prémio, os elementos da entidade organizadora comprometem-se a acompanhar a execução da proposta mais votada.

Terminado o processo de submissão de propostas, a organização selecionou quatro a partir de um universo de 24 projetos recebidos. A da autoria dos estudantes do Mestrado em Planeamento Regional e Urbano da UA, Cecília Porta, Lucas Linhares de Macedo, Vanessa Passos e Beatriz Melo, intitula-se "Abraçar Santiago" e é uma delas.

PROPOSTAS SELECCIONADAS

Entre os finalistas estão dois projetos de intervenção num bairro social em Aveiro para que a comunidade se ligue mais entre si e participe na transformação dos seus espaços. Um é ligado a artes performativas e ofícios, outro relacionado com os espaços verdes e de cultivo dentro do bairro. Outro projeto vem falar-nos de como vai trabalhar a comunicação e a relação com pais e outros educadores nas escolas e na comunidade. Para além destes três, há uma associação de Pais e uma equipa de jovens voluntários que querem combater o desperdício de bens com a comunidade aveirense.

Adultos Inspitadores. Crianças Felizes

Promotora: Filomena Serrado

Abraças Santiago

Promotor: Lucas de Macedo

D’Arte

Promotora: Eunice Salomé Aires Almeida

Estendal Dá Aveiro

Promotora: Oksana Tymoshchuk - Associação Pais em Rede - núcleo de Aveiro

Mais informações:http://www.facebook.com/aveirosoup

https://aveirosoup.wordpress.com

email: aveirosoup@gmail.com

imprimir
tags
veja também
 
evento relacionado