conteúdos
links
tags
Campus
Comemoração do Ano Novo Chinês decorre a 25 de janeiro, das 15h00 às 17h00, perto do Mercado Manuel Firmino
Instituto Confúcio da UA assinala Ano do Galo e é distinguido pela Liga dos Chineses
O ano chinês do Galo começa a 28 de janeiro
O Ano Novo Chinês, a partir de 28 de janeiro, vai decorrer sob o signo do Galo e começa bem para o Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro (IC-UA). A Liga dos Chineses em Portugal decidiu atribuir ao IC-UA, durante a Festa do Ano Novo Chinês que se realiza no Casino da Póvoa de Varzim, a 27 de janeiro, o Galardão Relação Intercultural. Mas antes, a 25 de janeiro, decorre um conjunto de atividades, em parceria com autarquia aveirense, perto do Mercado Manuel Firmino.

A decisão de atribuir o Galarão ao IC-UA teve o apoio unânime do Conselho de Mérito e Reconhecimento da Liga dos Chineses em Portugal, constituído por representantes da Liga dos Chineses em Portugal, da Fundação Jorge Alvares, do Instituto para a Cooperação e Desenvolvimento Portugal Oriente (ICODEPO), da Associação Industrial e Comercial dos Chineses em Portugal (AICCEP), da Comunidade Chinesa no ACM (Alto Comissariado da Migração), da Câmara para a Cooperação e Desenvolvimento dos Chineses em Portugal (CCDPCH), da sociedade civil e da Câmara de Comércio de Guizhou.

Para assinalar a chegada do Ano Novo Chinês, que a 28 de janeiro se inicia com o Ano do Galo, o IC-UA, em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro, vai promover, junto ao Mercado Manuel Firmino, a 25 de janeiro, entre as 15h00 e as 17h00, várias iniciativas para toda a comunidade.

O espetáculo começa com a dança do leão e prossegue com música, workshops de caligrafia, de recorte de papel, nós chineses, pintura de máscaras da ópera e de lanternas, desfile de trajes tradicionais, jogos e questionários, com prémios para os vencedores. No fim, todos podem apreciar um pouco da gastronomia chinesa.

O Ano Novo Chinês começa com a Lua Nova no primeiro dia do novo ano e termina na lua cheia, 15 dias depois, dia em que se celebra o Festival das Lanternas. O calendário chinês é baseado numa combinação de movimentos lunares e solares. O ciclo lunar dura 29 a 30 dias. A fim de acertar com o calendário solar, o calendário chinês faz a inserção de um mês extra a cada poucos anos (sete anos a cada ciclo de 19), o que equivale a adicionar um dia extra no ano bissexto do calendário gregoriano. Por este motivo, o Ano Novo Chinês acontece numa data diferente em cada ano.

A véspera de Ano Novo e Dia de Ano Novo Chinês de 2017 são comemorados em família, constituindo um momento de reencontro e de agradecimento. A celebração é tradicionalmente uma cerimónia religiosa em honra do Céu e da Terra, dos deuses da família e dos antepassados. Parentes falecidos são lembrados com muito respeito, porque foram eles os responsáveis pela fortuna e glória da família. Os espíritos dos ancestrais, juntamente com os vivos, celebram, assim, em comunhão de espírito, o início do Ano Novo.

Os nativos do signo Galo (1945, 1957, 1969, 1981, 1993, 2005, 2017…) são gentis, amáveis, astutos, perspicazes, engenhosos e perfecionistas. Bons conversadores, têm por vezes temperamento instável, são indecisos e dão muita importância à aparência.

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias