conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 5 de janeiro, 16h30, no DeCA
Dez mitos sobre a cultura livre e o acesso aberto ao conhecimento
Realiza-se no dia 5 de janeiro, pelas 16h30, na sala 21.2.20 do DeCA, mais um evento inserido no Pós-ip. O workshop intitulado "10 mitos sobre a cultura livre e o acesso aberto ao conhecimento" será lecionado por Leonardo Foletto, doutorando em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil e Sheila Uberti, investigadora independente. A entrada é livre.

Por ser um modo de pensar a cultura inspirado na filosofia do software e do conhecimento livre, a cultura livre ainda enfrenta resistência por parte de alguns criadores da cultura, que não vêem como podem na prática aplicar os seus princípios frente a um cenário de reconfiguração constante da sociedade.

A primeira parte desta fala tem o objetivo de esmiuçar dez mitos da cultura livre e propor a construção de um repertório comum sobre o que é a cultura livre. Alguns dos mitos (falsos!) discutidos serão: "As obras culturais são criações completamente originais”, "A cultura livre não protege quem cria e se pode roubar suas produções”, "A cultura livre promove a cópia e isso é promover a pirataria".

Na segunda parte será abordado o mesmo conteúdo de modo a experienciar os tópicos trabalhados, exibindo ferramentas que possibilitam a publicação dos materiais autorais (música, literatura, áudio, vídeo) conforme os diferentes tipos de licenças livres.  

imprimir
tags
outras notícias