conteúdos
links
tags
Conferências
De 9 a 12 de abril, na UA
Especialistas nacionais e internacionais partilham os mais recentes progressos na área dos Materiais
Materiais são o tema da conferência que vai decorrer na UA de 9 a 12 de abril
De 9 a 12 de abril, a UA é o ponto de encontro de 300 cientistas, investigadores, engenheiros e empresas que desenvolvem trabalho na área dos Materiais, oriundos dos quatro quadrantes do mundo. Durante quatro dias serão partilhadas as mais recentes descobertas neste campo, no sentido de explorar novas soluções científicas para alguns dos problemas que enfrenta a sociedade na atualidade.

Este evento conta com a participação de cientistas de renome mundial que proferirão palestras plenárias, entre os quais Angus Kingon, da Universidade de Brown (EUA), Ian Reaney, da Universidade de Sheffield (UK), e Paulo Bartolo, da Universidade de Manchester (UK).

Paralelamente à realização das palestras científicas, decorrem, no dia 9 de abril, duas escolas de formação avançada sobre materiais e técnicas de caracterização de Materiais. Uma das referidas escolas vai centrar as suas atenções nas Técnicas Avançadas de Microscopia. A decorrer no Departamento de Comunicação e Arte (DECA) da UA, num ambiente informal e participativo, os participantes serão expostos a temas de ponta na área da microscopia electrónica de varrimento e técnicas de in-situ, desenvolvidas para caracterização de materiais. A apresentação dos temas está a cargo de investigadores especialistas internacionais na temática em causa.

A outra escola, a decorrer no Montebello Hotel Vista Alegre (Ílhavo), é sobre Biomateriais Avançados (SaBiO) e pretende proporcionar um ensino intensivo e um intercâmbio de conhecimentos sobre temas de ponta nos domínios dos Biomateriais inteligentes, Nanomedicina, Biofabricação, Engenharia de tecidos e Medicina personalizada.

No dia 11 de abril, às 14h30, no anfiteatro do Departamento de Comunicação e Arte (DECA), engenheiros, gestores, decisores, fabricantes, investigadores e estudantes com interesses no tópico são convidados a debater as potencialidades do fabrico aditivo e da impressão 3D na inovação industrial, um processo que poderá vir a ser uma das próximas forças motoras do processo de inovação industrial.

Será possível pensar numa indústria sem ferramentas e moldes, linhas de produção, economias de escala? Poder-se-ão eliminar linhas de montagem e cadeias de fornecimento? Poder-se-á ter produção de proximidade, ausência de produção de resíduos, diminuição das emissões de carbono? Poderá o Fabrico Aditivo dar resposta a algumas destas questões? Representantes da Indústria e de Centros de Investigação e o público em geral são convidados a encontrar respostas para estas questões neste debate moderado por Martinho Oliveira (Universidade de Aveiro) e que contará com a participação de Beatriz Salvador (Siemens Digital Factory Division), de Teresa Vieira (Universidade de Coimbra), de Francisco Proença (Costa Verde), de Nuno Alves (PAMI - Portuguese Additive Manufacturing Initiative), de João Vieira (IMA, Grupo Simoldes) e de Jorge Lino (INEGI).

A participação nesta sessão é gratuita, mas de registo obrigatório através do formulário https://goo.gl/forms/Qsfo4b0lSKqPYiPf1.

Materiais 2017 integra, ainda, um show case de tecnologias resultantes de investigação e desenvolvimento, no dia 11 Abril, entre as 17h00 e as 18h30, no DECA, e as Comemorações dos 40 anos do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC) da UA, no dia 12 de Abril, a partir das 14h00. 

Mais informações em http://materiais2017.web.ua.pt/index.htm

imprimir
tags
veja também
 
evento relacionado
 
outras notícias