conteúdos
links
tags
Divulgação de Ciência
Dia 26 de março, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Workshop de Cianotipia com a artista plástica Rita Reis
No próximo domingo, 26 de março, das 10h00 às 13h00, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro dinamiza um workshop de Cianotipia, onde os participantes poderão ter contacto com uma técnica de impressão fotográfica que utiliza luz solar ou luz ultravioleta, resultando imagens em tons de azul. O workshop será orientado pela artista plástica Rita Reis. Destinado a adultos e crianças a partir dos 6 anos, este é mais um workshop DÓING, que decorre no Maker Space da Fábrica.

A cianotipia foi um dos primeiros processos de impressão fotográfica em papel, sendo a sua principal característica a impressão em escala de azul e a utilização de luz ultravioleta.

Contrariamente à fotografia a preto e branco que utiliza sais de prata, a cianotipia baseia-se na redução fotoquímica de sais de ferro (III).

A impressão da cor azul é o resultado da formação de um precipitado insolúvel de “azul da Prússia”. A impressão é feita por contacto, colocando o objeto sobre o papel fotossensível e expondo o conjunto à luz ultravioleta. Após a lavagem em água e posterior secagem obtemos a cianotipia final, onde se verifica que os elementos escuros aparecem claros e os claros aparecem escuros.

No workshop de Cianotipia os participantes poderão ter contacto com esta técnica e explorá-la de forma criativa na composição de diversas ilustrações. A orientação será assegurada por Rita Reis, uma jovem artista plástica aveirense.

A inscrição é de 5€ por pessoa, e pode ser feita através dos contactos 234 427 053 e fabrica.cienciaviva@ua.pt.

Este workshop decorre no DÓING – Oficina aumentada, o Maker Space da Fábrica. Este é um espaço influenciado pelo movimento maker e na cultura do-it-yourself, onde os visitantes são encorajados a “pensar com as mãos” e a “aprender fazendo”. É um espaço para criar, fazer, experimentar, construir e partilhar, onde tentativa e erro se conjugam de forma divertida e inspiradora.

No DÓING, os visitantes têm à sua disposição um conjunto de materiais, ferramentas e equipamentos para desenvolverem os seus próprios projetos.

 

 

 

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias