conteúdos
links
tags
Desporto
Representadas 18 modalidades desportivas
UA atribui 101 bolsas de mérito desportivo totalizando mais de 33 mil euros
Atletas da UA foram homenageados na Gala do Desporto
Um total de 101 bolsas de mérito desportivo, correspondendo a 33.339,90 euros, foram anunciadas pela Universidade de Aveiro (UA) na Gala do Desporto, organizada pela Associação Académica da UA, que decorreu a 6 de novembro, no auditório da Reitoria.

A atribuição das bolsas de mérito desportivo pressupõe a inscrição a tempo integral e também a obtenção de aproveitamento escolar. No conjunto das bolsas, estão abrangidas 18 modalidades e o valor varia de acordo com os resultados desportivos alcançados, na época 2015/2016, nas Universíadas, Campeonatos Mundiais Universitários, Campeonatos Europeus Universitários e nos Campeonatos Nacionais Universitários.

No conjunto das 101 bolsas, destacam-se o número mais elevado de atletas de andebol masculino e feminino, 23, de basquetebol masculino e feminino, 15, os 16 de futebol de praia (masculino e feminino) e os 10 praticantes de atletismo.

No caso das Universíadas, dos Campeonatos Mundiais Universitários ou dos Campeonatos Europeus Universitários, os estudantes desportistas que se distingam recebem a totalidade do valor da propina. Na época transata, não se registou nenhuma destas situações. Já nos Campeonatos Nacionais Universitários, os estudantes que alcancem o primeiro, o segundo ou o terceiro lugar recebem, respetivamente, uma bolsa no valor de 50, 30 ou 15 por cento do valor integral da propina.

A participação nos Jogos Olímpicos (com bolsa de valor equivalente a 1,5 vezes o valor da propina), em Campeonatos do Mundo (valor da propina) ou da Europa (80 por cento do valor da propina) ou a representação do país com as cores da seleção portuguesa (50 por cento do valor da propina) em competições oficiais vale também aos estudantes o reconhecimento pelo regulamento. Da mesma forma, ser campeão nacional em alguma das modalidades federadas passa a significar que o estudante recebe 30 por cento do valor da propina.

A UA encara como parte da sua missão a formação global do indivíduo, do que é indissociável a valorização da prática desportiva.

imprimir
tags
outras notícias