conteúdos
links
tags
Conferências
Conclusões apresentadas a 29 de setembro, na Biblioteca de Estarreja
Projeto da UA estudou alterações nos sapais do Baixo Vouga Lagunar
Investigadores da UA apresentam conclusões do projeto sobre evolução do sapal na Ria
Que alterações houve nos sapais do Baixo Vouga Lagunar (incluindo juncal e caniçal) na última década? Qual a importância dos sapais como sumidouro de carbono? O armazenamento de carbono nos sapais do Baixo Vouga Lagunar será afetado pela subida do nível do mar? Estas são as perguntas fundamentais às quais o projeto “MARSH-C-LEVEL - Papel dos sapais do Baixo Vouga Lagunar no armazenamento de carbono como serviço do ecossistema: Efeitos da subida do nível do mar” procurou responder. As conclusões serão apresentadas no seminário final do projeto, a 29 de setembro, às 14h30, na Biblioteca Municipal de Estarreja.

Os sapais constituem um dos ecossistemas mais produtivos e prestam serviços importantes, nomeadamente regulação e manutenção de áreas costeiras. Atuando como filtros costeiros, os sapais possuem um papel importante no armazenamento de carbono, contribuindo para a regulação do clima a nível local e global.

Todavia, estes habitats têm sofrido transformações ou degradação devido a diversas forças motrizes e pressões, como os efeitos das alterações climáticas globais. Consequentemente, a sua sustentabilidade e capacidade de armazenamento de carbono poderá estar ameaçada.

Neste sentido, os sapais do Baixo Vouga Lagunar (BVL), parte significativa da Ria de Aveiro, serão provavelmente afetados pela subida do nível do mar. Como tal, os serviços prestados por estes ecossistemas serão igualmente afetados.

Assim, os objetivos principais deste projeto foram analisar possíveis alterações na vegetação dos sapais do Baixo Vouga Lagunar e determinar a sua capacidade de armazenamento de carbono, um serviço do ecossistema.

A equipa do projeto, coordenada pela investigadora Ana Sousa, foi constituída por membros do Departamento de Biologia e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e ainda do Instituto de Ambiente e Desenvolvimento (IDAD).

Mais informações acerca do projeto em: http://www.cesam.ua.pt/index.php?menu=95&tabela=projectosdetail&projectid=648&language=pt

imprimir
tags
evento relacionado