conteúdos
links
tags
Investigação
Área de estudo abrange toda a plataforma continental do Atlântico Europeu
Biólogos da Universidade de Aveiro participam em censo aéreo de cetáceos
EA equipa participante no censos e o piloto Mário Amat
Biólogos da Universidade de Aveiro (UA), do Departamento de Biologia (DBio) e do Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (CPRAM), participaram nas campanhas de censo aéreo de cetáceos integrada no projeto SCANS III, realizadas entre os dia 6 e 14 de julho, que contou com a equipa de biólogos do projeto LIFE+ MarPro, coordenado por Catarina Eira, investigadora do DBio e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), e por biólogos da equipa do CPRAM-ECOMARE.

A área de estudo abrange toda a plataforma continental do Atlântico Europeu, desde o Estreito de Gibraltar até à Noruega. Em simultâneo, estão a operar três navios dedicados à monitorização de áreas offshore e sete aeronaves que irão amostrar a zona da plataforma continental. Nesta campanha e para a Península Ibérica foram amostrados 75 percursos desde o Estreito de Gibraltar até à fronteira com o Sul de França.

Durante seis dias de esforço de amostragem foram percorridos 6760 km, tendo sido registadas 10 espécies de cetáceos (Golfinho-comum, Boto, Golfinho-riscado, Roaz, Baleia-piloto, Zífio, Baleia-de-bico, Grampo, Baleia-anã e Baleia-comum) e uma espécie de tartaruga (Tartaruga-comum).

Durante este trabalho foram efetuados 376 avistamentos de grupos de cetáceos, totalizando 3870 indivíduos, com seis avistamentos individuais de tartarugas-comuns.

A equipa do Life+ MarPro / CPRAM-ECOMARE já efetuou nove campanhas de censos aéreos dedicados (iniciados em 2010), totalizando mais 25 500 km amostrados. Ao longo destes sete anos, já foram registadas 15 espécies de cetáceos com mais de 25 000 indivíduos observados. A análise dos dados será iniciada assim que as restantes equipas terminem as suas campanhas.

Para mais informações sobre o SCANS III, visitar a página oficial do projeto projeto SCANS III.

imprimir
tags
outras notícias