conteúdos
links
tags
Concursos e Prémios
Candidaturas até 29 de fevereiro
Edição de 2016 do Prémio Literário Aldónio Gomes
Aldónio Gomes, o grande estudioso e divulgador da língua portuguesa
Com o intuito de desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, o Departamento de Línguas e Culturas, em parceria com a Reitoria da Universidade de Aveiro, decidiu instituir, em 2011, um Prémio Literário, que viria a receber o nome de Aldónio Gomes, de modo a honrar a memória deste insigne pedagogo e grande estudioso e divulgador da língua portuguesa e das literaturas de língua portuguesa, cujo espólio foi doado a esta Universidade. Na edição de 2016, cujas candidaturas estão abertas até 29 de fevereiro, o prémio destina-se a galardoar um inédito, na categoria de narrativa juvenil.

Na primeira edição (2012), o vencedor foi Armando Nascimento Rosa, na categoria teatro, com o original “Duas peças com histórias(s): O livro de Simão de Sagres, seguido de Duas mulheres e um teatro”. Na segunda edição (2013), venceu Paula Teixeira de Queiroz, na categoria novela, com a obra “A Bruxa de Grade”. Na terceira edição (2014), o prémio foi atribuído a António Trabulo, na categoria conto, com a obra “Ofício de contar”. Já na quarta edição (2015), na categoria poesia, venceu Rui Miguel Fragas com a obra “O rumor das máquinas2.

As obras a concurso devem dar entrada até ao dia 29 de fevereiro de 2016, podendo ser enviadas por correio, registado e com aviso de receção, ou entregues em mão na Secretaria do Departamento de Línguas e Culturas, em envelope fechado, com o seguinte endereço:

 

“V Prémio Literário Aldónio Gomes 2016"

Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro

Campus Universitário de Santiago

Universidade de Aveiro

3810-193 AVEIRO

 

O resultado do concurso será divulgado no dia 23 de maio de 2016.

 Pode ver aqui o regulamento e uma nota biográfica sobre Aldónio Gomes.

imprimir
tags
veja também
 
ficheiros associados
outras notícias