conteúdos
links
tags
Conferências
De 8 a 10 de maio de 2014
Adriano Duarte Rodrigues e Josephine Green na conferência Cumulus-Aveiro 2014
Conferência Cumulus
O Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro organiza entre os dias 8 e 10 de maio a Conferência Internacional “Cumulus-Aveiro 2014”, um evento que vai focar as áreas do Design, Música, Estudos de Arte e Media Digital, com o tema “what’s on: cultural diversity, social engagement and shifting education“. Os oradores principais são Adriano Duarte Rodrigues e Josephine Green.

Adriano Duarte Rodrigues formou-se em Teologia (1968), obteve o grau de mestre em Sociologia (1970) pela Universidade de Estrasburgo e o doutoramento em Comunicação pela Universidade de Leuven, Bélgica (1977). Lecionou no Departamento de Comunicação da Universidade de Leuven (1971-1977), e atualmente é professor emérito da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, da qual foi diretor (1988-1993) e presidente do Conselho Científico (2000-2003 ). Na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas lecionou Teorias da Comunicação e Pragmática nos cursos de Ciências da Comunicação e Ciências da Linguagem; Campos de media e Discurso e Análise da Conversação nos mestrados em Ciências da Comunicação e Linguística; e Interação Discursiva no programa de doutoramento em Linguística.

Adriano Duarte Rodrigues tem sido palestrante convidado/investigador da Universidade de Leuven, na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris), Universidade de Brasília e Universidade Federal do Pará. É membro do conselho editorial de doze revistas académicas internacionais. Publicou vários artigos em revistas nacionais e internacionais especializadas e vários livros, entre eles: “Estratégias da Comunicação” (2001, 3 ª edição), “Comunicação e Cultura” (2010, 3 ª edição), “Introdução à Semiótica” (2000), “A Partitura Invisível. Para uma Abordagem Interativa da Linguagem” (2005, 2 ª edição) e “O Paradigma comunicacional. História e Teorias” (2011).

Josephine Green é conselheira na European Futures and Research platforms. Dá palestras em mestrados e programas de educação no Reino Unido e noutras universidades europeias e é professora convidada na Faculdade de Arte e Design e Ciências Sociais da Universidade de Northumberland. Entre 1997 e 2009 foi diretora sénior de Tendências e Estratégia na Philips Design, na Holanda. Estudou História e Política na Universidade de Warwick e viveu e trabalhou no Reino Unido, Itália e Holanda.

Esta conferência insere-se na rede internacional Cumulus (http://www.cumulusassociation.org/), uma associação que agrega diversas das mais prestigiadas Universidades de Arte, Design e Media do mundo, com 198 membros em 48 países, e cujo objectivo é a promoção do ensino e investigação, bem como o incentivo à criação de parcerias e transferência de conhecimento.

Cada uma das duas edições anuais das conferências Cumulus conta com aproximadamente 300 participantes dos cinco continentes e a Universidade de Aveiro é o primeiro membro a agregar várias áreas num só evento, contando por isso com uma grande diversidade de participantes tais como: docentes do ensino superior, representantes de instituições culturais e de ensino, empresários, profissionais de design, de media digital, músicos, artistas, estudantes, investigadores, etc.

Mais informações em: http://cumulusaveiro2014.web.ua.pt/.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias