conteúdos
links
tags
Cultura
Dia 25 de março, 18h00, Auditório do DeCA
FADO[s] pelo Performa Ensemble
Performa Ensemble
O Performa Ensemble apresenta no dia 25 de março, às 18h00, no Auditório do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA), o concerto FADO[s]. Este concerto apresenta obras encomendadas pelo Performa Ensemble, que desafiou vários compositores portugueses a reinventar/desconstruir o fado enquanto tradição e género musical. Neste concerto integram o Ensemble: Ana Barros (soprano), Jorge Salgado Correia (flauta), Nuno Soares (violino), Luís Carvalho (clarinete), Marco Pereira (violoncelo), Pedro Rodrigues (guitarra) e Helena Marinho (piano). A entrada é livre.

O projeto foi distinguido no concurso a apoios pontuais da DGArtes em 2014, e já foi apresentado na Inglaterra, Irlanda e em várias cidades portuguesas. No concerto do dia 25 de março vão ser estreadas obras de Alexandre Delgado, Cândido Lima e Carlos Marecos, e também apresentadas obras de Ângela Lopes, João Pedro Oliveira, Rui Penha e Sara Carvalho, assim como uma obra do jovem compositor Túlio Augusto, selecionada num ‘call for scores’ lançado pelo Ensemble.

O Performa Ensemble foi formado em 2007 e integra músicos/docentes e alunos de pós-graduação do DeCA assim como músicos convidados. O Ensemble foca a sua atividade na área da composição e da execução instrumental, através da estreia, divulgação e gravação de obras de autores portugueses que manifestem interesse num trabalho coletivo e interativo com os intérpretes.

O Ensemble tem mantido uma atividade de concertos regular, salientando-se apresentações na Casa da Música do Porto e no Festival Música Viva, assim como no estrangeiro (Brasil, Itália, Inglaterra, Irlanda) tendo já encomendado, estreado e gravado em CD diversas obras de compositores portugueses ou residentes em Portugal.

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias