conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
A Moeda (The Coin)
Workshop especulativo sobre usos criativos da IoT (Internet of Things)
Realiza-se nos dias 13 e 14 de março, pelas 10h00, na sala do mestrado em Criação Artística Contemporânea na zona técnica da Universidade de Aveiro, um workshop criativo e especulativo que pretende incentivar os participantes a pensar o mundo na perspetiva dos objetos e no contexto da Internet of Things (Iot). O worshop vai ser conduzido por Jared Hawkey (do Reino Unido), Sofia Oliveira (de Portugal) da CADA, um grupo artístico que trabalha mobile software.

O CADA é um grupo artístico com base em Lisboa que trabalha mobile software. O projeto A Moeda (The Coin), financiado pela Direção Geral das Artes, inclui uma fase de trabalho através de workshops em parceria com universidades. Esta ação surge enquadrada no âmbito do Mestrado em Criação Artística Contemporânea e promove o envolvimento da comunidade de docentes e alunos da instituição, bem como público extra-académico, para as questões da computação ubíqua em dispositivos móveis, estratégias de contexto e memória seletiva dos artefactos digitais e valores sociais e éticos associados à ideia de partilha. A Universidade de Aveiro apoia a iniciativa através da disponibilização de espaços e equipamentos para o workshop, angariação de participantes e comunicação da iniciativa nos seus canais próprios.

Sobre o workshop

A Moeda (The Coin) é um artefacto digital que quer dar a volta ao mundo. Objeto semiautónomo passado entre hospedeiros humanos, a sua viagem é definida pelo desejo de eventualmente regressar a casa. Influenciada por forças individuais, sociais e geofísicas, cabe aos hospedeiros interpretar que parte da viagem resulta do seu próprio comportamento ou da vontade própria da moeda.

A Moeda apresenta um modelo onde humanos são um veículo para moedas, e moedas veículos para humanos. Como imaginamos então um mundo onde humanos e objetos reclamam igual existência?

Utilizando A Moeda como ponto de partida, o workshop estimula os participantes a imaginar este mundo na perspetiva do objeto.

Introduzindo um conjunto de questões exploratórias e exercícios práticos, ajuda os participantes e entrar na lógica desta projeção de dentro para fora. Para se chegar à questão crucial – Que autonomia queremos mesmo que os objetos tenham?

Destinatários

O worshop destina-se a pessoas intelectualmente curiosas e interessadas em perceber como começar a abordar na prática a complexidade da Internet Of Things (IoT), não sendo necessárias competências técnicas.

Duração e formato:
Dois dias, 13 e 14 de março, 2014, das 10h00 às 17h00 

Dia 1: Introdução IoT, tecnologias, exemplos  e discussão. Apresentação do projeto A Moeda
Dia 2: Exercícios de grupo, geração de ideias, apresentação e discussão entre grupos.
Apresentação pública dos resultados do workshop.

Máx. nº participantes: 20 - 25

Inscrições: enviar, via email, para Pedro Bessa pbessa@ua.pt até ao dia 11 de março.

Sobre o CADA - www.cada1.net

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias