conteúdos
links
tags
Cultura
A 20 de novembro, 21h30, Teatro Aveirense
Helena Caspurro apresenta novo CD “Paluí” nos Festivais de Outono
Helena Caspurro apresenta novo CD ¿Paluí¿ nos Festivais de Outono
Sonoridades quentes, mescladas com balanços jazzísticos interpretados ao piano, num formato instrumentalmente diversificado, “Paluí”, mais uma palavra inventada, é uma viagem pelo imaginário da infância, para os adultos, podendo ser visualizado num filme feito também por crianças. “Paluí”, o novo disco de Helena Caspurro, pianista, cantora e professora da Universidade de Aveiro (UA), vai ser apresentado num concerto, a 20 de novembro, no Teatro Aveirense, a partir das 21h30. O concerto está incluído no programa dos Festivais de Outono 2013 (http://www.ua.pt/festivaisdeoutono/) que decorre até 22 de novembro, edição coincidente com o ano do 40º aniversário da UA.

Chorinho, Foge Rato!, Coisa Preta, Menino com Bicho... são estas e mais histórias que Helena Caspurro cria, conta e (en)canta neste seu novo álbum, “Paluí”. Afinal, sobre o “Paluí”, diz a “Mulher Avestruz”: ... só se chega lá de ouvido. Se queres saber o que é o Paluí ... põe o teu dedo aqui. Aqui! O concerto de 20 de novembro será um concerto para se experimentar.

Helena Caspurro é pianista, natural do Porto, onde vive. Deixa ‘estragar’ a sua formação clássica de raiz pelos meandros do Jazz, tornando-se numa das poucas mulheres portuguesas com trabalhos de originais inspirados naquelas sonoridades. É docente na Universidade de Aveiro, tendo colaborado alguns anos com a Universidade Nova de Lisboa. É frequentemente convidada para a direção artística e pedagógica de workshops para crianças, jovens ou professores de música. Foi recentemente convidada pelo mesmo Serviço desta instituição para dirigir e realizar “Em Canto Se Conta o Natal”, com quatro concertos previstos para dezembro próximo.

O tema da improvisação na aprendizagem, ao qual dedicou, de maneira pioneira no país, a sua dissertação de doutoramento (2006), é um dos objetos de eleição na orientação dos assuntos que desenvolve enquanto professora. Artisticamente, gosta de (re)inventar e (re)criar num género que carateriza ironicamente como piano acompanhado, usando a voz para a dupla.

"Um Sonho Americano” foi dos mais empolgantes projetos que dirigiu no âmbito do Serviço Educativo da Casa da Música, tendo resultado num espetáculo musical e cénico apresentado na sala Suggia para comemorar o dia Mundial da Criança. 

Para além de Paluí, seu terceiro CD de originais cujo lançamento no mercado está previsto para 2 de dezembro, editou, a solo, “Mulher Avestruz” (2003), que contou com uma edição especial comemorativa dos 30 anos da Universidade de Aveiro, e “Colapsopira” (2009), onde participa a percussionista Elizabeth Davis, apresentando-os em diversos concertos pelo país.

 

“Paluí”

– ficha técnica

Helena Caspurro - piano, voz, composição, letra, arranjos, direção artística

Brendan Hemsworth – Bateria e arranjos 

António Aguiar (Togu) – Contrabaixo 

Arnaldo Fonseca (Nocas) – Acordeão

António Pedro Neves (AP) - Guitarra acústica e elétrica

Diana Basto e António Miguel (Tomi) – Back-vocals

 

- convidados especiais: 

Pedro Almeida – Teclados eletrónicos e arranjo do Menino com Bicho

Mário Santos - Saxofone

Isabel Alcobia

imprimir
tags
veja também
 
evento relacionado
 
outras notícias