conteúdos
links
tags
Conferências
UA: Sala de Atos Académicos, 21 de novembro, 10h00
Igualdade de género, turismo e dinamização da economia em debate na UA
Gentour
“Poderá a igualdade de género impulsionar a criação de formas inovadoras de crescimento económico no setor do turismo?" é o nome de um seminário que se realiza na Sala de Atos Académicos da Universidade de Aveiro (UA), dia 21 de novembro, a partir das 10h00. Pretende-se efetuar um debate sobre os contributos da igualdade de género para a criação de formas inovadoras de crescimento económico através das redes e da internacionalização no setor do turismo.

Um dos objetivos deste seminário consiste em dar a conhecer os principais resultados do projeto de IC&DT designado por "GenTour I – Aproveitamento do quadro de formação das mulheres para o sector do turismo, estudando a mobilidade vertical por razões de natureza ética e económica” e apresentar o projeto intitulado "GenTour II – Poderá a igualdade de género impulsionar a criação de formas inovadoras de crescimento económico? Relançar a economia através de redes e da internacionalização no sector do turismo”, que se encontra, atualmente, em decurso.

Pretende-se também promover a discussão sobre questões de género (sexo feminino vs. sexo masculino) no mercado de trabalho, analisando as suas dimensões política e económico-social, bem como analisar as relações entre o género e as estratégias de crescimento económico que são adotadas pelas organizações.

Espera-se ainda com este debate fornecer algumas pistas sobre como promover o acesso mais equitativo a cargos de gestão e decisão, o crescimento e competitividade das empresas e a valorização do papel das mulheres na sociedade.

Com vista à prossecução destes objetivos, este evento, com a duração de um dia, vai ser constituído por várias sessões de debate, que vão contar com a presença de vários convidados.

Este seminário insere-se no âmbito de um projeto internacional de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), cofinanciado pela União Europeia através do Programa COMPETE, do QREN, do FEDER e do POFC, e que está a ser realizado na Universidade de Aveiro sob a coordenação de Carlos Costa. São entidades parceiras deste projeto, a Comissão para a Igualdade de Género (CIG), a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) e a Confederação do Turismo Português (CTP).

Este evento é também uma iniciativa promovida pelo Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, onde se encontra inserida a escola de Turismo da Universidade de Aveiro, no âmbito da Semana Aberta da Ciência e da Tecnologia de 2013.

A equipa do projeto GenTour convida toda a comunidade académica a participar numa sessão de reflexão alargada sobre as estratégias que têm vindo a ser utlizadas para impulsionar a igualdade de género nas empresas e organizações do setor do turismo, bem como o empreendedorismo das mulheres.

A entrada é livre e gratuita (com entrega de certificado de participação aos participantes). Aconselha-se inscrição prévia através do email: degei-gentour@ua.pt

Para consultar o programa detalhado e mais informações sobre este evento consulte o website do projeto: http://www.genderintourism.com ou fique a par de todas as novidades através do Facebook (Gender in Tourism).

Consultar programa

Para conhecer as outras iniciativas da Semana Aberta, visite: http://semanaberta.ua.pt

imprimir
tags
ficheiros associados
outras notícias